Banca de QUALIFICAÇÃO: IEDA ISABELLA DE LIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IEDA ISABELLA DE LIRA SOUZA
DATA : 05/12/2016
LOCAL: NEPSA II

ESCOLAS DE GOVERNO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: um estudo acerca das Relações Interorganaizacionais (RIOs) na perspectiva de redes.

Escolas de Governo. Redes Interorganizacionais. Análise de Redes Sociais. Legitimidade. Isomorfismo.

Esse trabalho busca compreender de que maneira as relações interorganizacionais das escolas de governo do Rio Grande do Norte na rede nacional contribuem para as ações de formação profissional dos servidores públicos do estado, sob o enfoque da teoria de redes e da teoria institucional. Partiu-se do pressuposto de que as relações interorganizacionais desenvolvidas entre as escolas de governo, por meio da participação na rede nacional, têm contribuído para o desenvolvimento das ações de formação dos servidores. No entanto, pressupõe-se que essa contribuição pode sofrer variações a depender das relações estabelecidas por cada escola, e suas especificidades de atuação.  De tal modo que a participação da rede não se configura por si só como garantia para o desenvolvimento das ações das escolas. Com o intuito de validar esse pressuposto adotaram-se as os seguintes passos: caracterizar a rede interorganizacional das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte, no âmbito estadual e municipal; descrever as ações de formação profissional realizado pelas escolas de governo; e identificar as influências das relações interorganizacionais para implementação das ações de formação profissional. Utilizando da Análise de Redes Sociais como referência analítica-conceitual, bem como a Teoria Institucional, mais precisamente da Legitimidade e do Isomorfismo (mimético, coercitivo e normativo). O foco do estudo concentrou-se nas relações interorganizacionais das escolas de governo do Rio Grande do Norte que fazem parte da rede nacional da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). De acordo com os objetivos desta tese, esse estudo se classifica como descritivo-explicativo, utilizando do estudo de caso, fundamentando-se no paradigma interpretativista. A abordagem foi do tipo longitudinal com cortes transversais, pois a coleta ocorreu em um determinado momento, mas resgatou-se dados do período de 2010 a 2015. Utilizou-se de um questionário para montar os grafos da rede e de um roteiro de entrevista semi-estruturado, bem como de um check-list, quanto ao método de análise empregou-se a análise descritiva, documental e de Redes Sociais. Os elos de relacionamentos foram representados em grafos (i.e desenho da rede), construídos com o auxílio do Pajek e Ucinet, onde oportunizou analisar alguns indicadores, tais como: interações, densidade, grau, distância mínima e centralidades que foram interpretados à luz da Teoria de Redes. Outra etapa foi a descrição das ações de formação profissional realizadas pelas escolas de governo com base no check-list. E por fim, a tese destinou-se a identificar as influências das relações interorganizacionais para implementação das ações de formação profissional, que se deu pela confrontação entre a primeira e a segunda etapa sob a perspectiva de redes, utilizando-se de uma análise descritiva, bem como, a partir do Neoinstitucionalismo (isomorfismo e legitimidade) com o intuito de investigar como as escolas de governo se estruturam e se organizam a nível organizacional e em nível de rede para prestar ações de formação profissional, utilizando-se da análise descritiva, verificando as parcerias interorganizacionais estabelecidas para o desenvolvimento das ações formativas realizadas.

Presidente - 350499 - DINAH DOS SANTOS TINOCO
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externo à Instituição - LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA - IFRN
Externo ao Programa - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDAO