Banca de DEFESA: ALINNE PRISCILLA DANTAS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINNE PRISCILLA DANTAS SILVA
DATA: 19/09/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Nepsa
TÍTULO:

ANÁLISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROJETOS A PARTIR DE CRITÉRIOS DE SUCESSO: O CASO SEBRAE/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Projetos. Gerenciamento de Projetos. Sucesso de Projetos. Critérios de Sucesso de Projetos.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Atualmente, as organizações que operam com recursos públicos possuem o desafio de comunicar resultados que vão além do alcance de metas, custos e prazos. Observa-se a importância para as organizações de possuir um sistema de  avaliação de projetos com indicadores que reflitam seu sucesso ou fracasso e, assim, possam contribuir com a estratégia de atuação da organização. O estudo compreende uma análise teórica e empírica sobre os indicadores de desempenho de projetos e critérios de sucesso, direcionando a pesquisa ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte – SEBRAE/RN, com objetivo de analisar seus indicadores de desempenho de projetos a partir da avaliação dos critérios de sucesso. Como arcabouço teórico utilizou as dimensões múltiplas de sucesso de projetos propostas por Shenhar e Dvir (2007), e quanto à análise dos indicadores de desempenho, baseou-se na metodologia proposta por Barclay; Osei-Bryson (2010). Para o alcance dos objetivos deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, através de estudo de caso, com abordagem mista, utilizando métodos quantitativos e qualitativos. A pesquisa  abordou 6 (seis) projetos da organização e aplicou coleta de informações do tipo survey junto ao público-alvo dos projetos, seus respectivos gestores e parceiros, equipe de gestão e monitoramento de projetos e diretoria executiva da organização. A pesquisa qualitativa foi abordada para análise de seus resultados, avaliação dos critérios de sucesso existentes na organização, seu sistema de avaliação de projetos e de indicadores de projeto.

Dianta da análise da pesquisa, é notada a alta concordância dos respondestes quanto as  5(cinco) dimensões de critérios de sucesso propostos por Shenhar e Dvir (2007), por meio do teste de Kruskail Wails, averiguamos que existe homogeneidade na variabilidade das variáveis estudadas. Afirma-se que a organização possui um processo formal para medir e avaliar seus projetos, de acordo com  indicadores de resultado de custo, prazo, imagem organizacional, satisfação, aplicabilidade, faturamento, produtividade, competitividade e mercado, existindo assim, uma lacuna entre a teoria de critérios de sucesso de Shenhar e Dvir (2007) e a prática existente na organização. Após estudo de referencial bibliográfico e análise dos dados, observa-se que os indicadores de desempenho da organização estão alinhados a definição de Barclay e Osei-Bryson (2010). Sugere-se ao SEBRAE/RN, que em sua avaliação de projetos, sejam analisados os critérios de sucesso contempladas na teoria de Shenhar e Dvir (2007) e que estes se transformem em uma ferramenta para medição de sucesso ou fracasso de projetos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1696802 - JOSUE VITOR DE MEDEIROS JUNIOR
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo à Instituição - MANUEL ANÍBAL SILVA PORTUGAL VASCONCELOS FERREIRA - UNINOVE
Notícia cadastrada em: 20/08/2014 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao