Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
DATA: 09/06/2014
HORA: 15:00
LOCAL: NEPSA
TÍTULO:

ANTECEDENTES DO COMPORTAMENTO DE ENGAJAMENTO DOS CONSUMIDORES COM O BOCA-A-BOCA ELETRÔNICO NEGATIVO (EWOM) NA GOOGLE PLAY.


PALAVRAS-CHAVES:

 eWOM, eWOM negativo, Aplicativos Móveis, Teoria do Comportamento Planejado.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

A utilização de dispositivos móveis, dentre os quais se destacam os Smartphones e Tablets, por parte dos consumidores cresce gradativamente, aliado a esta tendência se desenvolvem as lojas de aplicativos móveis, as quais configuram-se como um novo modelo de negócio. O avanço da web tem alterado os hábitos dos consumidores que passam a produzir e consumir conteúdo, de modo a trocar e propagar informações sobre produtos e serviços na internet, praticando o boca-a-boca eletrônico (eWOM). No contexto das lojas de aplicativos móveis, os consumidores podem avaliar e fazer comentários sobre os aplicativos. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos consumidores sobre os motivadores que os levam a praticar o eWOM negativo na Google Play. A Teoria do Comportamento Planejado (TPB) juntamente com alguns motivadores identificados na literatura, tais como: o altruísmo, desabafo de sentimentos negativos, vingança, busca por providência, reputação e reciprocidade serão adotados como arcabouço teórico. A pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa multi-método, é do tipo descritiva e exploratória e utilizará o interacionismo simbólico como postura teórica de modo a  entender os significados atribuídos pelos indivíduos as suas experiências. Serão coletados dados verbais, através de entrevistas episódicas semiestruturadas que serão realizadas e gravadas no ambiente online e de documentos que serão os comentários negativos gerados pelos consumidores. A amostra da pesquisa será composta pelos comentários negativos dos aplicativos que serão selecionados de acordo com a avaliação de até três estrelas e por consumidores que praticam o eWOM, os quais serão escolhidos com base na densidade e conteúdo dos comentários realizados. As técnicas de análise utilizadas serão a analise de conteúdo categorial e análise léxica com o auxílio do software Atlas ti. Na interpretação, serão feitas análises comparativas. A pesquisa contribuirá para explorar o campo de estudos sobre o eWOMnegativo no contexto nacional, e também oferecerá uma visão ampla dos motivos para a propagação de comentários negativos e hábitos dos consumidores na Google Play, permitindo que os desenvolvedores e empresas possam pensar em estratégias de aperfeiçoamento do relacionamento com os clientes e reduzir o efeito dos comentários negativos na reputação corporativa das empresas/ desenvolvedores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo ao Programa - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Notícia cadastrada em: 26/05/2014 17:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao