Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO COSTA DE MEDEIROS

DATA: 18/12/2013
LOCAL: NEPSA

Precificação da Energia Eólica Offshore no Brasil

Energia Renovável, Preço da Energia Eólica Offshore, Nivelized Cost of Energy, Breakeven-Price

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A fonte de energia eólica offshore é limpa, renovável e apresenta melhor desempenho do que a fonte onshore em quesitos como maior estabilidade e incidência de ventos, menor impacto visual e sonoro, dentre outros. Em contrapartida, ainda é cerca de duas vezes mais cara que a fonte onshore. Muito em parte isso se dá pelos elevados custos de instalação e manutenção no mar. Para entender melhor como esses custos direcionam o preço da fonte offshore esse trabalho calcula o Nivelized Cost of Energy – LCOE, que representa o retorno mínimo para cobrir os custos de desenvolvimento, produção e manutenção de um projeto eólico. O LCOE foi calculado para todos os parques eólicos onshore brasileiros listados no Bloomberg N ew Energy Finance®, contabilizando 71 parques. Os valores para offshore foram obtidos dobrando-se os LCOE’s dos parques onshore, pois o Brasil ainda não possui parques eólicos offshore. Os resultados dos LCOE’s apresentam valores muito elevados, o que demonstra a imaturidade do setor eólico brasileiro. Pretende-se, no entanto, encontrar medidas que reduzam esses valores por meio do Breakeven-Price - BP, calculado para refletir as políticas de incentivo a empreendimentos eólicos em determinado mercado, no caso aqui estudado, o brasileiro. Uma análise de sensibilidade por meio do método de simulação de Monte Carlo também será realizada para captar o impacto das variáveis sobre o preço da energia eólica offshore.

Presidente - 1802347 - VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL