Banca de DEFESA: FRANCISCO MONTEIRO DE SALES JÚNIOR

DATA : 29/08/2016
LOCAL: Auditório da SEDIS

USABILIDADE EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NO IFRN

Moodle, Ensino a distância, e-learnig, educação.

A investigação ocorre no âmbito dos estudos sobre ensino a distância no Brasil, especificamente no modelo e-learning e a partir do uso de ambientes virtuais de aprendizagem, considerando as diretrizes e avanços desta forma educacional no Brasil. Deseja-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre a relação existente entre as áreas da usabilidade e da pedagogia. O estudo apresenta uma abordagem essencialmente qualitativa, centrada tanto na percepção do estudante quanto no contexto de professor reflexivo, em que os docentes investigam as próprias práticas. O objeto de investigação é a identificação e adoção de dimensões e princípios de usabilidade em práticas pedagógicas realizadas no Moodle, ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado na forma educacional a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde ocorreu o estudo de caso. O estudo se mostra relevante por se propor a investigar como se encontra a relação entre as práticas pedagógicas e a adoção de usabilidade nos AVA do IFRN, garantindo um cenário de reflexão sobre até que ponto os esforços e investimentos no ensino a distância na instituição têm obtido êxito, notadamente, a aprendizagem com qualidade. Os resultados e conclusões apontam elementos norteadores para a correção e ajustes das práticas docentes em busca de melhorias na forma educacional a distância da Instituição.

Presidente - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA