Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO PEREIRA MAIA

DISCENTE: MARCELO PEREIRA MAIA
DATA: 10/03/2016
LOCAL: Sala R, prédio anexo do DEART

ESTUDO DA USABILIDADE DO PORTAL DO ALUNO DO SIGAA MOBILE, IDENTIFICANDO PADRÕES DE INTERFACE A SEREM UTILIZADOS COMO DIRETRIZES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SUAS FUNCIONALIDADES

Usabilidade. Dispositivos Móveis. Padrões de Interface. Diretrizes para Dispositivos Móveis.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Desenho Industrial

Teste de avaliação de usabilidade é um processo importante durante o desenvolvimento de um software. No caso dos sistemas SIG Mobile, esse tipo de teste se torna ainda mais importante pelo fato de suas versões Web já estarem consolidadas e com uma grande aceitação, desta forma, o insucesso da versão Mobile pode acarretar em uma perda de credibilidade nas suas versões Web. Além disso, o custo para se desenvolver esses sistemas está cada vez maior e é preciso manter uma alta produtividade no fluxo de desenvolvimento para evitar o desperdício de esforço. Com este trabalho buscou-se identificar alguns padrões de interface para os sistemas SIG Mobile, mais especificamente o SIGAA Mobile, de modo a facilitar o desenvolvimento de novas funcionalidades voltadas para estes sistemas. Para isso foi realizada uma avaliação de usabilidade no Portal do Aluno do SIGAA Mobile, tomando como base padrões já existentes na literatura. Assim como coletada as opiniões e sugestões dos usuários através de um questionário online. Segundo os dados coletados foi possível definir alguns padrões a serem seguidos como diretrizes no processo de desenvolvimento dos sistemas SIG Mobile.

Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA