III SIMPÓSIO/CURSO DE TOXINOLOGIA BÁSICA & APLICADA (SIM-TOX): Do Envenenamento à Aplicação Biotecnológica e Medicinal

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimeneto e Inovação Tecnológica em Medicamentos(PPgDITM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulga o III Curso/Seminário de "Toxinologia Básica & Aplicada: Do Envenenamento à Aplicação Biotecnológica e Medicinal.

O curso será realizado on-line no período de 29 de maio  a 02 de junho,  e tem como público-alvo:

Sociedade em geral, Alunos do Ensino Médio, Técnico/Tecnológico, Graduandos, Pós-Graduação e Profissionais interessados na área de Toxinologia.

O III Simpósio/Curso de Toxinologia Básica & Aplicada (III SIM-TOX) visa a formação e a qualificação de recursos humanos para o aprimoramento Científico, Tecnológico e Inovador na área de Toxinologia, tanto na pesquisa, extensão quanto no ensino e na comunicação/divulgação, agregando as diferentes áreas multidisciplinares e transversais de atuação em Biotecnologia, Bioeconomia, Imunologia, Fisiopatologia, Proteômica, Genômica, Biologia Molecular, Bioquímica, Toxicologia, Biologia Estrutural, Epidemiologia, Clínica, Diagnóstico e Terapêutica dos Envenenamentos e/ou Intoxicações, além das aplicações tecnológicas das toxinas animais, vegetais e microbianas na Saúde. Adicionalmente possibilitará o intercâmbio técnico-científico entre diferentes unidades federativas do Brasil e outros países (como Argentina, Costa Rica, Equador, Espanha, Panamá, Peru, Portugal e Uruguai) ampliando a Rede de Pesquisa em Toxinologia Básica & Aplicada (RED-TOX). O III SIM-TOX em formato de Gestão Compartilhada para o ano de 2023 conta com pesquisadores da área de Toxinologia de 16 instituições IES/ICTs (Fiocruz Rondônia, Fiocruz Ceará, FUNED, FMT-AM, FSCBH, UCDB, UEA, UEFS, UFBA, UFMG, UFPB, UFU, UNESP, UNIR, UniSL e UNNE) e seus respectivos 19 PPGs e, adicionalmente será lançado a 3ª edição do Prêmio de Toxinologia. Desta forma, o III SIM-TOX também se preocupa com a divulgação e popularização científica junto à sociedade, destacando durante o evento a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), vinculando o tema deste ano, 2022, ao evento, na secção História da Toxinologia no Brasil e no Mundo, destacando-se a Ciência e o Bicentenário do Brasil.

Notícia cadastrada em: 11/04/2023 11:49