Banca de DEFESA: FABIANO DA COSTA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANO DA COSTA DANTAS
DATA: 14/02/2013
HORA: 14:00
LOCAL: SALA MULTIMEIOS DO NEPSA, CCSA
TÍTULO:

EFICIÊNCIA NOS GASTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: Uma Análise nos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, 2007 e 2011.


PALAVRAS-CHAVES:

Eficiência. Educação. Rio Grande do Norte.


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo mensurar o grau de eficiência na alocação dos recursos públicos oriundos do FUNDEB em educação fundamental dos municípios do Rio Grande do Norte nos anos de 2007 e 2011. Para tanto, será preciso verificar quais fatores estão associados ou são determinantes na ineficiência na alocação de recursos públicos em educação nos municípios do Rio Grande do Norte; avaliar a eficiência na alocação de recursos públicos municipais em educação nas séries iniciais e finais da educação fundamental; verificar se os municípios que alcançaram maiores níveis de eficiência foram os que alocaram os maiores volumes de recursos em educação fundamental e analisar quais municípios alcançaram os piores e os melhores índices de eficiência na alocação de recursos públicos em educação. Parte-se do pressuposto de que a relação entre as políticas públicas educacionais dos governos municipais e a preocupação com a eficiência na alocação dos recursos em educação se limita apenas em aumentar os gastos em educação. Pretende-se a partir do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA) com Retornos Variáveis de Escala (VRS) estimar as eficiências dos gastos púbicos municipais em educação e expurgar o problema dos outliers. No cálculo da ineficiência propõe-se utilizar o modelo econométrico Tobit com as características socioeconômicas dos municípios. Estimações apontam que os municípios do Rio Grande do Norte não alocam seus recursos públicos em educação fundamental de maneira eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA
Externo à Instituição - GUILHERME DINIZ IRFFI - UFC
Presidente - 388012 - JORGE LUIZ MARIANO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 08/02/2013 10:25
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao