Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL CARLOS CAULA LIMA

DISCENTE : JOEL CARLOS CAULA LIMA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: REMOTO

Ensaios em economia do petróleo: preços e salários

Petróleo, Preços, Guerra, Séries Temporais, Salários.

Essa dissertação é composta por dois ensaios independentes em economia do petróleo que têm por objetivo geral contribuir com a literatura geral de economia da energia por meio da análise de algumas das suas principais características. O capítulo 2 objetiva analisar os efeitos da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022 sobre os preços dos títulos de negociação de contratos futuros de petróleo WTI provocando expressiva elevação, saindo da faixa de 90 dólares e indo até a marca de 130 dólares por barril em poucos dias, um aumento de mais de 40% nos preços dos contratos. Tal instabilidade afetou diretamente a cadeia mundial de suprimentos, agravando um cenário que já não se mostrava favorável há algum tempo. Esse ensaio investiga a tendência altista dos preços do petróleo, detectando quebra estrutural na série estudada através dos testes de Chow, Quandt-Andrews e Bai-Perron, todos identificando a data de 27 de fevereiro de 2022 como o ponto de mudança na série de dados analisada. O capítulo 3 reflete perspectivas salariais no setor de óleo e gás no Brasil. Dada a importância econômica desta atividade e seus efeitos multiplicadores sobre a economia. A hipótese é que, mesmo diante de significativas mudanças conjunturais e estruturais no mercado de trabalho em geral e no setor de óleo e gás em particular, este oferece melhores remunerações em média, além de benefícios complementares, com oportunidades de ascensão na carreira e estabilidade financeira em geral. Os dados foram obtidos na PNAD Contínua do IBGE, e como resultados, verifica-se que o setor de óleo e gás mantém elevados níveis de salários e renda mesmo se comparado a outros setores importantes, além de seus participantes terem preservado seu poder de compra, mesmo com perdas inflacionárias no período analisado.

Externo ao Programa - 1088512 - BRENO CARVALHO ROOS - nullInterno - 2330704 - CASSIANO JOSE BEZERRA MARQUES TROVAO
Presidente - 1474874 - JANAINA DA SILVA ALVES
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 17:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao