Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO HENRIQUE BEZERRA BRANDÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO HENRIQUE BEZERRA BRANDÃO
DATA : 18/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

Desigualdade de renda corrente no Brasil (2012–2019): uma análise a partir de decomposições do Índice de Gini com dados da PNAD Contínua.


PALAVRAS-CHAVES:

Desigualdade, Decomposição, Renda, Social, Regional.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente trabalho visa analisar a evolução da desigualdade de renda corrente e sua decomposição no Brasil entre 2012 e 2019. A partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, procurou-se avaliar a desigualdade por meio das seguintes fontes de renda: renda do trabalho, aposentadorias e pensões, renda de programas assistenciais do Governo, além de outras fontes. A análise se pauta, ainda, pela divisão da população em grupos a partir de algumas características sociais, regionais e de apropriação da renda e pela decomposição do coeficiente de Gini. Para tal, utilizaram-se dois métodos distintos: a decomposição proposta por Bhattacharya e Mahalanobis (1967), que permite uma decomposição do Gini para casos em que há sobreposição das curvas de Lorenz, e a decomposição apresentada por Lerman e Yitzhaki (1985) para as distintas fontes de renda. Os métodos utilizados possibilitam uma avaliação do comportamento da desigualdade e sua associação com os movimentos sócio-econômicos provenientes das mudanças ocorridas ao longo das oscilações cíclicas da economia brasileira nesse período. Ao avaliar a contribuição de cada fonte de renda para a desigualdade total e a forma como ela se manifesta internamente e entre os subgrupos da população, procura-se discutir, para além das oscilações da atividade produtiva, os efeitos das mudanças na política econômica e trabalhista para a distribuição da renda corrente no Brasil desse período.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1714215 - ANTONIO HERMES MARQUES DA SILVA JUNIOR
Presidente - 2330704 - CASSIANO JOSE BEZERRA MARQUES TROVAO
Interno - 793.393.285-15 - FABRICIO PITOMBO LEITE - UFBA
Notícia cadastrada em: 04/02/2021 10:59
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao