Banca de DEFESA: MATHEUS FRAZÃO ARRUDA DINIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS FRAZÃO ARRUDA DINIZ
DATA: 04/03/2016
HORA: 16:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Governança da água: uma avaliação dos serviços brasileiros de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos anos de 2002, 2007 e 2012. 


PALAVRAS-CHAVES:

Abastecimento de água, esgotamento sanitário, governança pública, análise envoltória de dados e Índice de Malmquist


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

O presente trabalho realiza uma avaliação dos serviços brasileiros de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos anos de 2002, 2007 e 2012 com base nos princípios e diretrizes da governança pública. Para isso utilizou-se a metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) com orientação produto, onde verificou-se a fronteira de eficiência e a eficiência relativa dos prestadores de serviço levando em conta o uso dos recursos públicos em detrimento a abrangência dos serviços e desempenho financeiro antes e após a implementação da Lei Nacional do Saneamento Básico - LNSB, posteriormente aplicou-se o Índice de Malmquist para analisar a dinâmica de produtividade dos fatores entre os anos, observou-se uma melhoria na produtividade em todos os períodos analisados, entretanto o período posterior a LNSB apresentou menor avanço em relação ao período anterior, fato este atribuído a maior redução do efeito emparelhamento aliada ao baixo crescimento do efeito deslocamento. Além disto observou-se menor melhoria de produtividade no período agregado (2002-2012) do que nos dois outros períodos, onde apesar de apresentar o maior efeito emparelhamento dos intervalos, observou-se regressão tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIEGO FIRMINO COSTA DA SILVA - UFRPE
Presidente - 1919307 - IGOR EZIO MACIEL SILVA
Externo ao Programa - 1957532 - JOAO PAULO MARTINS GUEDES
Notícia cadastrada em: 22/02/2016 21:29
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao