Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILIE SARAIVA ALVES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILIE SARAIVA ALVES DA COSTA
DATA: 18/06/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DAS ÁREAS VERDES DA ESCOLA COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS ECOLÓGICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Trilha interpretativa, lembrança estimulada, ecologia, unidade didática.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Este trabalho visa avaliar a contribuição de áreas verdes da escola como espaço educativo para aprendizagem de conceitos ecológicos na escola estadual Dr. Manoel Vilaça-Natal/RN. O trabalho foi realizado com alunos do ensino fundamental II. Buscou-seidentificar as percepções dos alunos sobre os conteúdos de ecologia; elaborar e aplicar uma sequência de atividades de ensino potencialmente significativa sobre conceitos de meio ambiente e cadeia alimentar;implementar uma trilha interpretativa;avaliar a aprendizagem de conteúdos por meio de  pré-teste, pós-teste e método da Lembrança Estimulada; validar a sequência de atividades proposta a partir da identificação e análise de situações de ensino-aprendizagem. O levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio do pré-teste foi essencialàidentificação dos subsunçores adequados e parcialmente adequados, pois serviram como “âncora” para posteriorampliação dos conceitos científicos contidos nesta pesquisa. Constatou-se ganho cognitivo por parte dos alunos dos conteúdos ecológicos conceituais quando comparados às respostas formuladas no início, durante e ao final das atividades. Percebemos que a utilização das áreas verdes da escola como espaço educativo contribuiu no aspecto motivacional, pois os alunos foram protagonistas ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem ao participarem ativamente das atividades propostas por essa unidade de ensino.Verificou-seque a aplicação das atividades foi capaz de desenvolver nos alunos diversos conteúdos procedimentais como: observações e registros, levantamento de hipóteses, argumentação, negociação de significados com posterior sistematização dos dados. A incorporação de conteúdos atitudinais como respeito ao meio ambiente; saber trabalhar em equipe, planejar, elaborar e executar ações de cidadania e responsabilidade socioambientaltambém foi observada.Espera-se nesta pesquisa que a utilização das áreas verdes da escola aliada à aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa revele-se como sendo uma ferramenta eficaz no ensino de ciências do ensino fundamental II.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/06/2013 10:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao