Banca de DEFESA: WESLEY COSTA DE OLIVEIRA

DISCENTE: WESLEY COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 10/06/2013
LOCAL: Auditório do CCET

ENSINANDO SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EXPLÍCITA E CONTEXTUALIZADA A PARTIR DA HISTÓRIA DO VÁCUO

História e Filosofia da Ciência no Ensino; Natureza da Ciência; História do Vácuo; Formação de Professores.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Nas últimas décadas, a importância de incluir conteúdos de Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências tem sido enfatizada. Diversos trabalhos tem se preocupado em investigar as concepções sobre NdC sustentadas por alunos e professores, bem como em elaborar, implementar e avaliar propostas cujos objetivos se relacionam a propiciar espaços de reflexão sobre essa temática no contexto educacional. Dada à complexidade desses conteúdos, estudos apontam a necessidade de abordagens explicitas e contextualizadas dos mesmos, sendo a História da Ciência (HC) um dos possíveis caminhos para essa inserção. Partiu-se da premissa de que, por meio de um estudo histórico, que visa discutir o significado e a base de nossas “crenças”, pode-se conhecer o processo de construção do que “acreditamos” e entender melhor o seu significado. A presente dissertação se insere nessa perspectiva, propondo, com o objetivo de colaborar com o ensino de conteúdos de NdC, explorar a História do Vácuo, temática de alto potencial didático ainda pouco utilizado. Apresentaram-se ações em diferentes frentes que originaram três produtos no âmbito do presente trabalho. Na primeira frente, inseriu-se a pesquisa e a produção de materiais instrucionais (três textos históricos) para subsidiar interessados na transposição da HFC para o contexto educacional a partir do referido material. A relevância dessa frente, em particular, se justifica pela existência de lacunas no que diz respeito à produção desse tipo de material para o contexto de formação de professores. Considerou-se, no entanto, que a elaboração de material instrucional acessível e de boa qualidade não é garantia de que esses recursos venham a ser empregados se não forem acompanhados de discussões, na formação dos professores, sobre como utilizá-los, contextos e obstáculos a serem enfrentados. Partindo desse pressuposto, a segunda vertente apresentada diz respeito à organização e implementação de uma oficina para licenciandos e professores de Física, tendo em vista a instrumentalização desses indivíduos para a elaboração e uso de estratégias didáticas para abordagem de aspectos de NdC por meio de episódios da História do Vácuo, bem como a elaboração do texto de orientação aos interessados em transpor o material instrucional para o Ensino Médio. Esse texto de orientação contempla os obstáculos e desafios previstos pela literatura da área, bem como reflexões acerca das dificuldades enfrentadas pelos participantes da oficina na elaboração de propostas didáticas visando à transposição da HFC para o contexto educacional. A relevância dessa segunda frente, em particular, se justifica pela existência de lacunas no que diz respeito à inserção da temática NdC e da própria HFC na formação de professores.

Interno - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Externo ao Programa - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO