Banca de DEFESA: GLAUCIANNY AMORIM NORONHA

Obras Complementares. Recurso didático.  Matemática. Leitura

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O Governo Federal através de seus Planos e Programas investe em diferentes políticas com a intenção de alcançar o principal objetivo do milênio que é oferecer a educação básica para todos. Dentre estes, destacamos neste trabalho O Programa Nacional do Livro Didático com ênfase nas Obras Complementares. Estas obras, apresentam diferentes gêneros textuais, tais como: poemas, poesias, contos, parábolas, romances, literaturas, livros paradidáticos e etc. proporcionando uma variedade de possibilidade de trabalho didáticos. Entretanto, ainda são pouco conhecidas pelos professores dos níveis de ensino a que se destina. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal analisar as Obras Complementares voltadas para o ensino de matemática e, a partir daí, desenvolver um Guia com orientações didáticas voltadas para os professores que ensinam matemática, estas apoiadas nas Obras Complementares. Com base nas discussões e estudos realizados neste sentido, desencadearam-nos preocupações com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Isto nos fez atentar para uma possibilidade de estudo onde a leitura pudesse ser incluída neste processo. Para isso, delineamos as questões de leitura e compreensão do conhecimento matemático como àquelas de nossos interesses de estudos. Nesse sentido, a referida proposta foi construída a partir do estudo bibliográfico de obras que abordam as contribuições da leitura para a aprendizagem de conteúdos matemáticos, a exemplo de Machado (2001), Nacarato (2009); Dantas (2011), Smole e Diniz (2001), dentre outros e fez parte de uma pesquisa-ação (FIORENTINI, 2006) desenvolvida com professores que ensinam matemática e com estudantes dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Como resultado, apresentamos uma proposta de trabalho com vista a oferecer um suporte didático a  professores que ensinam matemática, apoiado no uso de Obras Complementares, em especial aquelas distribuídas nas escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e que possuem conteúdos matemáticos, com a intenção de mostrar aos professores, através de nosso produto, algumas das possibilidades de uso deste recurso nas aulas de matemática (Observatório da Educação - Capes/INEP. Ed. 038-2010. Grupo de Pesquisas CONTAR - UFRN - PPGED/PPGEL/PPGECNM - Propesq).

Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo ao Programa - 1839460 - MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
Externo ao Programa - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Externo à Instituição - CLAUDIA REGINA FLORES - UFSC