Banca de QUALIFICAÇÃO: LICEU LUÍS DE CARVALHO

DISCENTE: LICEU LUÍS DE CARVALHO
DATA: 05/10/2012
LOCAL: Setor III, Sala H5

ATIVIDADES ESTRUTURADAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE E-BOOK

Matemática. Atividades Estruturadas. História da Matemática. Equações Polinomiais. E-book.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Neste estudo, apresentamos um breve histórico, do atual contexto educacional brasileiro e, particularmente, do ensino de Matemática. Temos como objetivos: elaborar, validar e publicar, por meio de um e-book, uma sequência de atividades estruturadas constituídas do conteúdo de equações polinomiais, utilizando a História da Matemática como recurso pedagógico. Para tanto, lançamos mão da pesquisa qualitativa, pelo fato dela nos possibilitar a análise detalhada da avaliação que cada professor participante da pesquisa faz das atividades. Buscamos respaldo em pressupostos teóricos referentes à Educação, à História da Matemática, à atividade estruturada e às novas tecnologias. Assim sendo, nos referenciamos em estudiosos como: Borba, Charlot, Coll, D’Ambrósio, Fauvel, Fossa, Freire, Gutierre, Mendes, Miguel, Skemp, entre outros. Como instrumentos metodológicos, utilizamos o questionário e a observação participante, pois entendemos que estes instrumentos nos permitem validar a nossa proposta e principalmente o nosso produto: e-book (CD-ROM). Este contém as atividades estruturadas de equações polinomiais para serem desenvolvidas nas aulas de Matemática. Nossa intervenção metodológica, propriamente dita, para validação da proposta, ocorreu em quatro escolas públicas do Ensino Médio da cidade do Natal(RN). Escolhemos uma escola em cada uma das Zonas em está dividida a cidade do Natal(RN), considerando aquela que possui o maior número de alunos e, consequentemente, de professores que ensinam Matemática. A análise dos resultados obtidos ainda está sendo construída. Contudo, podemos apontar que os professores, além de receptivos, têm aprovado a proposta.

Interno - 6346565 - JOHN ANDREW FOSSA
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE