Banca de DEFESA: PABLO JOVELLANOS DOS SANTOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PABLO JOVELLANOS DOS SANTOS LIMA
DATA: 10/09/2012
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Linguagem matemática: uma proposta de ensino e avaliação da   compreensão leitora dos seus objetos 


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem. Modelagem. Matemática. Leitura. Competência leitora.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Este trabalho discute aspectos relacionados à linguagem matemática e à sua compreensão, em especial, por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, objetivamos elaborar uma proposta de ensino, consubstanciada por atividades de modelagem matemática e de leitura, que oportunize ao aluno do Ensino Fundamental uma melhor compreensão da linguagem matemática inerente ao conteúdo de proporção. Visamos também, construir/propor parâmetros para a avaliação da competência leitora desta linguagem por parte do estudante e analisar no processo de modelagem, a sua capacidade de desenvolver/aprimorar/potencializar esta competência. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo, com procedimentos de uma pesquisa-ação, cuja análise dos dados se configura como Análise de Conteúdo. Referenciamo-nos epistemologicamente e didaticamente, nos estudos de: Piaget (1975, 1990), Vygotsky (1991, 2001), Bakhtin (2006), Freire (1974, 1994), Bicudo e Garnica (2006), Smole e Diniz (2001), Barbosa (2001), Burak (1992), Biembengut (2004), Bassanezi (2002), Carrasco (2006), Becker (2010), Zuin e Reyes (2010), dentre outros. Entendemos que para adquirir um novo conhecimento é preciso aprender a lê-lo e ler para aprendê-lo, este processo é indispensável para o desenvolvimento da competência leitora de um sujeito, a modelagem, por sua vez, é um processo que possibilita o contato com distintas formas de leitura, oferecendo elementos favoráveis ao desenvolvimento ora mencionado. Os parâmetros avaliativos que utilizamos para analisar o nível de competência leitora da linguagem matemática mostrou-se eficaz e, portanto, um valioso instrumento que permite ao professor uma avaliação eficiente e cujos resultados podem orientá-lo melhor no planejamento e execução de sua prática. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - ADAIR MENDES NACARATO - USF
Notícia cadastrada em: 03/09/2012 10:41
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