Banca de DEFESA: ISMENIA VERONICA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISMENIA VERONICA BARBOSA
DATA: 23/07/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Setor III, Sala H5
TÍTULO:

ABORDAGEM DE TEMAS EM SAÚDE PÚBLICA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde Pública. Educação Infantil. Atividades Lúdicas.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa foi o de propiciar a inclusão de temas acerca da “Saúde Pública” na prática de professoras da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esse objetivo, três questões de estudo foram pesquisadas: diagnosticar as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI; propiciar situações didáticas para abordar as doenças de saúde propostas pelas professoras; orientar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras por meio de atividades lúdicas (contação de histórias). Para responder a essas questões de estudo foram organizadas atividades que consistiram em: a primeira ocorreu a partir da aproximação com o objeto de estudo, para a apresentação do projeto de pesquisa para as professoras e a aplicação de um questionário. A segunda foi para apresentar a caracterização da área de estudo e para realização de aulas dialógicas para as professoras sobre doenças de saúde pública. A terceira foi para a elaboração das histórias infantis que abordam doenças de saúde pública, tais como Dengue, Ectoparasitoses, Hepatite A, influenza A (H1N1), Rotavírus, Helmintoses e Protozoonoses acompanhadas por músicas infantis. As músicas foram compostas ou selecionadas pelas professoras de acordo com o tema de cada história, sendo a paródia e uma música de autorias de cantores/compositores profissionais e seis letras compostas pelas professoras com melodia de um músico profissional. Como resultado desse trabalho foi produzido um material didático-pedagógico – um e-book, intitulado “AS HISTÓRIAS QUE NÃO LHE CONTARAM”, que proporciona informação científica em uma linguagem acessível tanto para pedagogos quanto para as crianças, tendo sido previamente avaliada por especialistas em educação, saúde e educação infantil. A primeira história intitulada “Cadê Lulu?”, é sobre quatro amigas, Lalá, Lelé, Lili e Loló, que preocupadas com a falta da amiga Lulu à escola vão visita-la em busca de notícias. Lá, encontram sua mãe, dona Zuzu, que explica sobre uma virose chamada rotavírus que causou a doença em Lulu.  A segunda, “Férias Inesquecíveis” aborda uma situação durante uma aula dialogada, em que os alunos compartilham com a professora e colegas vivências extra escolares, cujo assunto é ectoparasitose. Com a terceira, “O Lobo Medroso”, três porquinhos tentam entender por que todos estão com medo deles, inclusive o Lobo, que geralmente os atacaria não quer nem saber deles. A Dona Coruja, sábia, explica o motivo disso tudo. Na quarta história, “Patite A? Cuidado lá!”, por meio da música, João ensina a Zezinho a ter cuidados básicos quanto à prevenção da Hepatite A. “Se Não Cuidar, o Mosquito vai Pegar”, apresenta, de forma lúdica, a prevenção contra o mosquito da dengue. A última história, “Revolta dos Vermes no Reino da Intestilândia”, expõe de forma divertida a disputa de vermes e protozoários para assumir o lugar do rei, após o Rei da Intestilândia mandar avisar que seria escolhido o novo rei. Todos os vermes queriam candidatar-se ao cargo.  As atividades propostas foram satisfatórias pelo fato de ter gerado um produto de autoria do grupo pesquisado em conjunto com a pesquisadora (o e-book), além de ter proporcionado interesse e envolvimento das docentes pelo trabalho, e, principalmente porque essas profissionais desenvolveram o interesse pela pesquisa, tendo elaborado um projeto sobre o tema em estudo (saúde pública) para desenvolver em outros centros infantis, alertando outros profissionais da Educação Infantil. Esperamos que este material possa contribuir e levar o conhecimento científico, além de propor alternativas que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, por meio de material didático lúdico ligado à realidade de alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA MOHR - UFSC
Interno - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/07/2012 16:19
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