Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LÍDIA DE ARAÚJO GOMES

DISCENTE : ANA LÍDIA DE ARAÚJO GOMES
DATA : 16/06/2023
LOCAL: Sala 51 do CCET

ENSINO DE QUÍMICA NA TEMÁTICA INDÍGENA UTILIZANDO OS CORANTES NATURAIS – UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

lei 11645/08; cultura indígena; Ensino de Química; Jenipapo; Urucum; Química orgânica

A cultura indígena no Ensino de Química é um tema que vem ganhando espaço desde a implementação da lei federal 11645/08 que determina a obrigatoriedade do ensino da cultura e história africana afro-brasileira e indígena em disciplinas do currículo escolar. Existe uma gama de conteúdos químicos que podem ser abordados em paralelo as tradições culturais indígenas. Nessa perspectiva, o estudo apresenta uma proposta de contextualizar a produção e uso dos corantes naturais dos frutos Urucum e Jenipapo utilizados na cultura indígena em conteúdos de química orgânica, especificamente no ensino de polaridade das moléculas, biomoléculas (lipídios), hidrocarbonetos, nomenclatura, tipos de cadeias e ligações das estruturas orgânicas e funções oxigenadas. A proposta do estudo visa elaborar uma sequência didática para professores contribuindo com o ensino na perspectiva etnocultural e divulgação científica. O Urucum e o Jenipapo são frutos de fácil acesso e bastante utilizados na pintura corporal indígena. Os pigmentos naturais são empregados pelos Povos Indígenas de diversas etnias como identificação, manifestação e resistência e também para fins de proteção solar e repelente. Tentamos abordar também três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) na elaboração do trabalho: ODS 10(redução das desigualdades), ODS 11(cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 15 (vida terrestre). Como se enquadra em pesquisa de natureza qualitativa, o estudo se caracteriza metodologicamente como pesquisa de campo com viés etnográfico e observação participante e tem como suporte epistemológico o paradigma emergente. A coleta de dados se dará através de questionários de sondagem e aplicação da sequência didática para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, numa escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, Ceará, Brasil. A análise de resultados se dará através da análise de conteúdo de Bardin após a coleta de questionários semiestruturados e das anotações do pesquisador observador. Serão enfatizadas as tradições culturais na prática do uso dos pigmentos provenientes do jenipapo e do Urucum em algumas cerimônias típicas dos Pitaguarys. O produto educacional construído apresenta atividades diversificadas e aulas expositivas, jogo, mídia, dinâmica e experimento demonstrativo. O produto foi elaborado mas aguarda aplicação. Espera-se que haja uma troca e compartilhamento de experiências antecedendo alguns pensamentos e pontos de vista experienciados nos valores culturais, na crença e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos no ensino de química, e um bom recurso para professores de química abordando a temática étnico-racial. Trazer a temática indígena para a sala de aula resgatando a história e os valores fazendo com que os alunos se identifiquem como parte formadora da sociedade e se valorizem como etnia é mais do que cumprir uma lei federal se torna uma forma de reparar o apagamento étnico presente em livros didáticos dos Povos Originários.

Presidente - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
Interna - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL