Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES

DISCENTE : CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES
DATA : 29/11/2022
LOCAL: meet.google.com/wcz-uhge-oss

O ENSINO DO SISTEMA NERVOSO PARA A COMPREENSÃO DO CICLO SONO-VIGÍLIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Aprendizagem. Ciclo sono-vigília. Cronobiologia.

A Cronobiologia é uma ciência nova que vem sendo discutida mais enfaticamente a partir da década de 60 do século XX. Apesar de ser uma ciência recente, a mesma já mostra sua relevância social, pois, a partir dos conceitos e discussões que a constitui se tem a possibilidade de compreendê-los e aplicá-los em áreas como: a molecular, a fisiologia, a psicologia, a medicina e a educação. Nesta última, a Cronobiologia busca demonstrar as relações entre os ritmos biológicos e a aprendizagem, a exemplo da influência que ciclo sono-vigília exerce sobre os níveis de alerta de atenção dos estudantes na escola, com implicações para a aprendizagem. Desta forma, o presente estudo tem a intenção de responder ao seguinte questionamento: Uma sequência didática sobre o sistema nervoso, com ênfase no ciclo sono-vigília, poderá contribuir para melhorar os hábitos de sono e o desempenho dos adolescentes na aprendizagem, considerando a retomada das aulas no contexto do ensino presencial? Este trabalho objetiva avaliar a eficiência de uma sequência didática para o ensino dos ritmos biológicos,  associados ao sistema nervoso, sobre a adaptação e a aprendizagem dos estudantes de 3º ano do Ensino Médio de uma unidade escolar estadual, durante a retomada das aulas presenciais; e seu desenvolvimento se dará por etapas que pretendem identificar as percepções dos estudantes antes e posterior à aplicação da sequência didática em relação a Cronobiologia; desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática que gere um produto educacional direcionado para professores de Biologia e de áreas afins; e identificar o perfil cronobiológico dos alunos por meio de um diário de sono. As atividades da sequência didática serão desenvolvidas em uma turma do 3ª ano; e quanto a análise dados coletados, está será fundamentada, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016).

Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA