Banca de DEFESA: FRANCISCO NETO LIMA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO NETO LIMA DE SOUZA
DATA : 23/11/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Link da videochamada Google Meet: https://meet.google.com/ehi-cocc-fbi
TÍTULO:

UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE OS LADOS E ÂNGULOS DE UM TRIÂNGULO, INSERIDAS EM UMA CARTA ESCRITA POR AL-BIRUNI, COM DIRECIONAMENTOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

HHistória da matemática islâmica no século XI. Carta de al-Biruni para Abu Said. Conhecimento geométrico. Atividades-históricas-com-tecnologia. Interface entre história e ensino.


PÁGINAS: 230
RESUMO:

Centrado no estudo da história da matemática (HM), mais precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento, se voltamos para a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). Para tanto, a presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: a partir de uma aplicação piloto, quais refinamentos podem ser propostos a um Guia Didático Digital elaborado com base nas potencialidades didáticas de uma carta de al-Biruni no século XI? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada a formação de professores de matemática. Ressaltamos que foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos distintos para compor os dados analisados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação na disciplina que foi realizada na disciplina didática da matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRNExterna à Instituição - ANA CAROLINA COSTA PEREIRA - UECE
Externo à Instituição - FUMIKAZU SAITO - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 27/10/2022 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa25-producao.info.ufrn.br.sigaa25-producao