Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VICTOR DE MENEZES DOMINGOS

DATA : 29/07/2021
LOCAL: a definir

A IDEIA FUNDAMENTAL DE VARIAÇÃO NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Pensamento Variacional. Variação. Covariacionais. Atividades Orientadoras de Ensino (AOE).

A variação é uma das ideias fundamentais da matemática sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC, 2018), que orienta a construção dos currículos escolares, especificamente da unidade temática álgebra. A presente pesquisa objetiva contribuir com a formação do pensamento variacional de estudantes do ensino médio mediante a construção de tarefas com foco nesta ideia fundamental da matemática. Assim, parte de nossas hipóteses é considerar que uma das carências na apropriação de conceitos da matemática escolar pode estar associada à incipiente aproximação que os estudantes têm com a ideia de variação durante sua trajetória escolar, situação que viemos corroborando com pesquisas que são desenvolvida acerca do ensino da matemática onde esse conceito não ocupa um lugar importante na maioria das propostas de ensino. Assim, as atividades constitutivas do Produto Educacional, resultado desta pesquisa, buscam responder ao seguinte questionamento: que contribuições a ideia fundamental de variação oferece à formação de conceitos da matemática escolar? Para tanto, são construídas propostas de tarefas, na forma de Atividades Orientadoras de Ensino (AOE), que, conforme Moura (2016) constituem as etapas de organização da atividade pedagógica, além de servirem como potencial instrumento de análise da aprendizagem em propostas de ensino, se constituindo, assim, o principal referencial teórico e metodológico desta pesquisa. Classificamos esta pesquisa como de natureza qualitativa uma vez que, entre outras características, ela possui um caráter descritivo, sua validação e análise de dados se deu em um contexto natural em processo indutivo (FONTES, 2019). Como resultados preliminares possibilitados pela primeira organização dos dados construídos, são revelados o papel da ideia fundamental de variação na formação crítico reflexiva, na análise e construção de modelos matemáticos de fenômenos físicos e naturais, bem como conceitos próprios da matemática escolar como o conceito de variável determinística ou aleatória, e  de função, materializados em distintas formas de representação: analítica, numérica e gráfica.

Externa ao Programa - 3113108 - ETIENNE LAUTENSCHLAGER
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS