Banca de DEFESA: BÁRBARA FERNANDES COSTA

DISCENTE : BÁRBARA FERNANDES COSTA
DATA : 09/12/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/liliane-9

UM MAPEAMENTO DAS SALAS MULTISSERIADAS COM ÊNFASE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO RIO GRANDE DO NORTE – BRASIL

Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte. Ensino de Matemática. Livro Iconográfico.

Centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e História do Tempo Presente, este trabalho traz um mapeamento das Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte (RN), com ênfase no ensino de Matemática. Salas Multisseriadas são salas que compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagens e níveis de conhecimento, tendo apenas um professor responsável pela mediação do trabalho pedagógico. Diante desse contexto, a temática está norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte, no triênio 2017, 2018 e 2019? Objetiva mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN, e, tem como objetivos específicos, dar visibilidade às salas dessa natureza, reconhecer as heranças das práticas do ensino de Matemática no presente, e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor os dados analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observação. Entrevistou-se 12 professores que ensinam em Salas Multisseriadas, representando 11 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), das 16 que existem no estado do RN. Apresenta como resultados o mapeamento do ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas, na presença do ensino das quatro operações, do uso do material didático, do uso do Material Dourado, do uso do caderno, da escrita, da leitura, dos jogos, do ensino de Geometria, além de apresentar nos resultados que muitas das práticas presentes no ensino são heranças de práticas passadas de professores que foram naturalizadas dentro da sala de aula. O Produto Educacional dessa pesquisa é um Livro Iconográfico, intitulado Diário de Bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN, contendo fotografias e trechos das entrevistas. Ele foi apresentado à 41 alunos da Licenciatura em Matemática – presencialmente – e para alunos da Pedagogia, virtualmente, todos da UFRN, que o avaliaram. Conclui-se que ele teve boa aceitação entre os estudantes a quem foi socializado, também se percebe uma sensibilização e possível interesse pelo tema proposto. Intenciona-se que esse Produto Educacional, que dá devida visibilidade que essas salas merecem, sirva como material de pesquisa e estudo para professores em formação inicial e continuada, bem como pesquisadores da área.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ