Banca de DEFESA: JANILSON ANANIAS DE AMARANTE

DISCENTE : JANILSON ANANIAS DE AMARANTE
DATA : 05/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/nzi-kwzf-msj

A MATEMÁTICA DOS TRAJETOS URBANOS: ATIVIDADES COM UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA USANDO O GOOGLE MAPS

Ensino de Geometria; Geometria do Taxista; Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática; Google Maps.

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que teve como objetivo discutir possibilidades para se trabalhar em sala de aula uma Geometria que se adapta muito bem ao ambiente urbano, por meio de atividades que utilizaram o Google Maps para simular e analisar percursos e distâncias. O seguinte questionamento norteou nossa pesquisa: como abordar em sala de aula de Matemática a Geometria envolvida nos trajetos urbanos utilizando o Google Maps? Discutimos, para respondê-la, a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em aulas de Matemática pensando no ensino de conteúdos e como forma de promoção da cidadania. Conforme a exigência do mestrado profissional, elaboramos um produto educacional – uma sequência didática – que permite o docente abordar a Geometria do Taxista mediante a simulação e análise de deslocamentos por meio do software citado. O produto educacional foi aplicado em uma escola da rede estadual de ensino norte-rio-grandense, com uma turma da terceira série do Ensino Médio, o que nos permitiu testar e avaliar as atividades propostas. A coleta de dados ocorreu por meio de registros escritos e em áudio coletados durante a aplicação da sequência didática. A análise dos dados nos revelou que o emprego de conceitos da Geometria Euclidiana na Geometria do Taxista permitiu que os alunos refletissem sobre distâncias e deslocamentos e sobre as aplicações de diferentes geometrias. As simulações propostas pelas atividades possibilitaram aos alunos uma aprendizagem que utilizava seus conhecimentos matemáticos e sobre as tecnologias digitais utilizadas para validar estratégias e resolver problemas.

Externo à Instituição - JAMUR ANDRÉ VENURIN - UFT
Interno - 2278641 - FABIAN ARLEY POSADA BALVIN