Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA TARGINO MUNIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA TARGINO MUNIZ
DATA : 30/04/2020
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/qualificacao-jessica-59a6747c-f55f-4321-a84d-8b448dac356f
TÍTULO:

SOLUÇÕES DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS POR ‘ABD AL-HAMID IBN TURK NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA ORIENTADA PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ALIADA ÀS TDIC VIA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Álgebra Geométrica. Equações Quadráticas. Turk. História da Matemática. Investigação Matemática. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.


PÁGINAS: 289
RESUMO:

O presente trabalho trata da apresentação de um caderno de atividades que visa a integração entre a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por meio da Investigação Matemática (IM) para o ensino de álgebra geométrica no Ensino Superior, notadamente, na licenciatura em matemática. Em relação ao tópico histórico, resolvemos estudar soluções de equações quadráticas sob a perspectiva de Abd Al-Hamid Ibn Turk, matemático islâmico que viveu no século IX. A partir da pesquisa bibliográfica, primeira fase desse estudo, obtivemos que o principal trabalho acerca de Turk é de Sayili (1962), intitulado Logical Necessities in Mixed Equations by ‘Abd al Hamid ibn Turk and the Algebra of His Time, em português, Necessidades Lógicas em Equações Mistas: ‘Abd al Hamid ibn Turk e a Álgebra do Seu Tempo. Dessa forma, tal documento consiste em nossa principal referência, tratando sobre a resolução de equações polinomiais de 2º grau a partir de um raciocínio geométrico. A pesquisa bibliográfica resultou na segunda fase desse trabalho, a elaboração do caderno de atividades, que traz a possibilidade dos estudantes realizarem investigações históricas, com apoio do software Geogebra, estabelecendo relações entre álgebra e geometria. Este caderno de atividades foi aplicado em uma turma de Didática da Matemática I (MAT1516) do curso de licenciatura em matemática da UFRN em 2019.2. Tal aplicação mostrou que as tecnologias auxiliam no processo de (re)construção de descobertas matemáticas à medida que os estudantes otimizam o tempo para elaborar construções, restando assim maior tempo para fazer investigações inspiradas nos problemas da História da Matemática. Além disso, essas atividades causaram interesse em estudar os conceitos matemáticos abordados e proporcionaram participação ativa dos estudantes na construção/desenvolvimento do conhecimento. Ressalta-se que toda essa pesquisa qualitativa resultou em um produto educacional desenvolvido com base no exposto, disponível para os professores que queiram utilizar-se dele em suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 2278641 - FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Externa à Instituição - ENNE KAROL VENANCIO DE SOUSA - IFRN
Notícia cadastrada em: 30/04/2020 08:52
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