Banca de DEFESA: NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA
DATA : 04/11/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

TEATRO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: o caso do conceito de energia na formação docente


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Docente; Ciências Naturais; Artes; Jogos Teatrais; Energia.


PÁGINAS: 210
RESUMO:

Ciências e Artes são duas áreas do conhecimento humano geralmente vistas como diametralmente opostas, polarizadas.  Muitas vezes, percebem-se as culturas científicas e humanísticas enquanto dois polos distintos que não devem ou conseguem dialogar entre si. Quando se olha para a formação de docentes das áreas de Física, Química e Biologia, por exemplo, os currículos são, em sua maioria, com foco quase que exclusivamente nos conteúdos curriculares dessas áreas. Todavia, ser professor, vai além do domínio do conteúdo disciplinar, envolve também noções sobre a linguagem corporal e artística, bem como o conhecimento e domínio de estratégias didáticas diferenciadas que possam fomentar a criatividade, o senso crítico e a argumentação no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, desenvolvemos e aplicamos um produto educacional na forma de oficina para professores em formação de Química, Física e Biologia. Buscou-se, essencialmente, proporcionar subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de atividades teatrais no ensino de Ciências. Para isso, adotamos o conceito de Energia enquanto elemento integrador, um importante protagonista que atua e transita entre essas três componentes curriculares e oferece uma rica complexidade científica e histórico-filosófica. Também nos apoiamos em atividades teatrais fundamentadas nos Jogos Teatrais de Viola Spolin. Dentre os principais resultados obtidos, além do próprio desenvolvimento do produto educacional, destacamos a participação efetiva de professores das três áreas em questão, mesmo daqueles mais tímidos. Verificou-se a possibilidade da utilização da linguagem teatral enquanto elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Energia, bem como no desenvolvimento de um ambiente rico em diálogo, cooperação e criatividade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externo ao Programa - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA - USP
Notícia cadastrada em: 09/10/2019 14:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao