Banca de DEFESA: THUANNY KAROLINE FRANÇA BARBOSA

DISCENTE : THUANNY KAROLINE FRANÇA BARBOSA
DATA : 30/09/2019
LOCAL: Auditório do CCET

EQUILÍBRIO QUÍMICO: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA COM AÇÕES DIVERSIFICADAS PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Unidade didática, Equilíbrio químico, Aprendizagem Significativa.

Nos últimos anos, tem-se observado um constante debate permeado de preocupações e reflexões acerca de ações que possam ser desenvolvidas para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem da Química. Com isso, destacamos a importância de o professor utilizar estratégias de ensino que possibilitem a ocorrência de uma aprendizagem com mais significado ao estudante. Neste sentido, este trabalho objetivou construir, aplicar e avaliar o desenvolvimento de uma Unidade Didática para abordar o conteúdo de equilíbrio químico com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Macau, no estado do Rio Grande do Norte. Para a elaboração da unidade nos fundamentamos na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e consideramos o contexto da cidade que se caracteriza por ser litorânea, o que possibilitou uma abordagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir de fenômenos que ocorrem no mar. No desenvolvimento do conteúdo, propomos a utilização de estratégias diversificadas como vídeos, textos, aula expositiva dialogada, aula de campo e experimentação. Na discussão dos resultados apresentamos elementos da abordagem qualitativa, uma vez que foi possível maior contato com o ambiente de aplicação e os participantes, dando ênfase à observação como um dos métodos de coleta de dados. Além da observação, foram utilizados também um questionário inicial, com os participantes da pesquisa, diário de campo, mapa conceitual e demais atividades que foram realizadas pelos alunos no decorrer da sequência de aulas. Os resultados obtidos revelam que os estudantes obtiveram êxito em suas atividades, demonstrando em vários momentos evidências da ocorrência da aprendizagem com significado no conhecimento discutido. Assim, considera-se que o desenvolvimento desta unidade didática pôde contribuir de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo estudado, utilizando o contexto local dos estudantes, o que possibilitou uma abordagem para além do conteúdo de equilíbrio químico, levantando discussões que pudessem contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, indagador e social, algo evidenciado a partir dos discursos dos próprios alunos nas atividades realizadas durante o desenvolvimento das aulas.

Externa à Instituição - ANGELA FERNANDES CAMPOS - UFRPE
Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interna - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
Notícia cadastrada em: 18/09/2019 09:55