Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNE TORRES DA COSTA TEIXEIRA

DISCENTE : MARIANNE TORRES DA COSTA TEIXEIRA
DATA : 22/03/2019
LOCAL: Sala 51 - CCET

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO PARA APRENDIZAGEM SOBRE A DIVERSIDADE ANIMALNO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Aprendizagem Significativa, Mapeamento Conceitual, Diversidade Biológica.

É necessário aos educadores da contemporaneidade que busquem por estratégias que possam proporcionar a todos os estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido. É de suma importância que o professor insira o aluno no contexto apresentado em aula, fazendo-o explorar sua criatividade, a sua capacidade de formar opiniões, de esclarecer suas dúvidas e de estruturar um novo conhecimento de aprendizagem. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi analisar o processo de desenvolvimento de uma abordagem pedagógica, à luz do conceito de Aprendizagem Significativa, para alunos do 7º ano do ensino fundamental, envolvendo o estudo de animais invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa envolvendo intervenção pedagógica na sala de aula. Realizou-se, no percurso metodológico, o acompanhamento de quatro turmas de sétimo ano do ensino fundamental, a partir do qual foram obtidos documentos, tais como: questionários (diagnósticos e de avaliação qualitativa); atividades didáticas para avaliação somativa (explorando MCs), além da construção de blogs para divulgação dos trabalhos realizados. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no desenvolvimento da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Dinâmicas com mapas conceituais: recomendações didáticas para aprendizagem sobre a diversidade biológica na educação básica”.

Presidente - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Interna - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Externa ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 07/03/2019 14:01