Banca de DEFESA: ALCIONE MARIA DE AZEVEDO ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIONE MARIA DE AZEVEDO ROCHA
DATA : 30/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Ensino de Astronomia no Contexto das Descobertas de Exoplanetas


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Astronomia, Exoplanetas, Física Moderna, Formação de Professores


PÁGINAS: 230
RESUMO:

A presente pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida objetivando colaborar para o aprimoramento do Ensino de Física e de Astronomia por meio de uma proposta que envolve conceitos de Física Moderna e de Astronomia com ênfase no estudo e descobertas de exoplanetas. Para se alcançar este objetivo, elaboramos um conjunto de sequências de ensino ancoradas nos três momentos pedagógicos: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992). Tais sequências culminaram no produto educacional exigido pelo Programa, associado à dissertação e destinado aos professores de Física e áreas afins. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente selecionados após localizarmos, inicialmente, os conteúdos de Astronomia no programa do ensino médio, utilizando os eixos estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a versão corrente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fizemos também uma análise das informações contidas no guia do livro didático da disciplina de Física – PNLD 2015 – referente ao tema Exoplanetas, onde verificamos a menção a planetas fora do Sistema Solar em apenas um livro dentre todas as coleções analisadas. As sequências de ensino foram implementadas em sala de aula numa turma de 17 participantes na forma de um curso de extensão para professores de Física em formação inicial (licenciandos do curso de Física no IFRN, campus de Santa Cruz) e teve duração de 16h, no qual avaliamos a eficácia (ou suas deficiências) das sequências de ensino para compor a versão final do Produto Educacional. Em relação aos métodos, a presente pesquisa fez o uso de uma abordagem qualitativa, que incluiu uma pesquisa bibliográfica, levantando documentos representativos da literatura da área, a produção das sequências de ensino e a análise e avaliação da sua aplicação em um ambiente de pesquisa-ação. Todos os dados foram organizados, codificados, categorizados e interpretados por meio dos critérios de análise do conteúdo de Bardin (1977). Destacamos, da análise dos questionários bem como das atividades desenvolvidas pelos participantes, o alto nível de interesse e motivação pela temática, tendo o curso sido, para a maioria, o primeiro contato com assuntos relacionados à astronomia, em especial exoplanetas


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Presidente - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 26/12/2018 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao