Banca de DEFESA: ALBERSON FAGUNDES DA SILVA

DISCENTE : ALBERSON FAGUNDES DA SILVA
DATA : 04/12/2018
LOCAL: Anfiteatro B do CCET

O uso das tecnologias midiáticas e o ciclo sono-vigília: uma proposta de ensino na formação inicial de professores

sono, saúde, tecnologia, formação de professores

A influência da tecnologia está cada vez mais presente na sociedade contemporânea. Ela modula comportamentos e quando má utilizada pode causar maus hábitos de sono que acarretam prejuízos para a saúde e a aprendizagem. Entre os malefícios causados pela privação de sono podemos citar: o déficit de atenção, a irritabilidade e as dificuldades de memorização que influenciam diretamente na aprendizagem. Diante disto, faz-se necessária a discussão desta problemática nos currículos escolares e na formação de professores. Com base nisto, o objetivo desta pesquisa foi fomentar o ensino de cronobiologia na formação de professores utilizando a problematização como elemento motivador para a promoção de hábitos saudáveis de sono e aplicação em sala de aula. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa qualitativa e o tratamento dos dados se deu por meio da análise quali-quantitativa. O público alvo foi um grupo de 30 licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/ RN). O percurso metodológico foi desenvolvido seguindo 3 etapas: I) elaboração de um  produto educacional voltado para formação de professores com ênfase na saúde e cidadania II)  aplicação da  oficina “Ligar ou desligar? Os impactos das tecnologias midiáticas no ciclo sono vigília” para licenciandos do curso de biologia; III) avaliação das potencialidade e limitações do produto educacional. Apesar de 62% dos licenciandos afirmarem compreender o conceito de ritmo biológico, a maioria associou este conceito apenas ao ciclo sono-vigília. Foram identificadas concepções alternativas em relação ao cronotipo. A maioria dos estudantes utiliza o celular, o computador e a TV no quarto, após as 21 horas. Além disso, a duração diária destes recursos soma cerca de 14h, na semana e no fim de semana. Eles reconheceram os malefícios do uso inadequado das tecnologias midiáticas e sinalizaram que o gerenciamento de tempo no uso desses recursos seria uma solução para o problema. A oficina foi avaliada positivamente e culminou na elaboração de uma unidade didática direcionada ao ensino básico, sendo ela um produto educacional desta pesquisa.

Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - GIOVANA GOMES ALBINO - IFRN
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 18:36