Banca de QUALIFICAÇÃO: ANELÂNDIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA

DISCENTE : ANELÂNDIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA
DATA : 17/12/2018
LOCAL: Auditório do CCET

Uma história do PIBID de Matemática da UERN/Mossoró-RN (2009 - 2018): vozes potiguares em um documentário

PIBID; Formação de professores; Ensino da Matemática; Documentário.

O Presente estudo refere-se a uma história sobre a formação de professores de Matemática, realizada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no período de 2009 a 2018, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizada na cidade de Mossoró (RN). O Programa PIBID é centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), direcionado ao fortalecimento da formação inicial dos futuros professores, a fim de inseri-los no contexto da Educação Básica, em meio a uma parceria entre universidade e escola pública, e de certo modo também contribui para a formação continuada dos professores selecionados pelo Programa que atuam na escola conveniada. Consideramos importante contar essa história, uma vez que ela nos revela que atividades foram desenvolvidas para tal formação, neste período de tempo, objetivando responder a seguinte questão-foco: de que forma as ações/atividades do PIBID-Matemática/UERN, desde a data de criação, em 2009, até 2018 foram planejadas e executadas? Para isso, traçamos como objetivo geral: construir um registro historiográfico acerca das ações realizadas por aqueles que fizeram parte do PIBID de Matemática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no período de 2009 a 2018. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa com enfoque na História Cultural (CHARTIER, 1999) e com elementos da História Oral (MEIHY, 2005), uma vez que realizamos entrevistas com pessoas que vivenciaram o PIBID de Matemática da UERN, a saber:  2 (duas) Coordenadores de área (bolsista e voluntária), 1 (um) Supervisor de área, 7 (sete) Bolsistas de iniciação à docência, 1 (uma) Coordenadora pedagógica, atuante na escola Estadual Centenário de Mossoró e 1 (uma) diretora da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre. Além disso, recorremos a documentos, como por exemplo, editais do referido Programa, relatório parcial de atividades e, para a análise desses documentos no amparamos em Le Goff (1994). No mais, em virtude da nossa pesquisa ser advinda de um Mestrado Profissional, é apresentado um documentário referente ao produto educacional, com finalidade de mostrar um pouco a experiência ocasionada naqueles que vivenciaram o PIBID de Matemática, por meio das ações realizadas no período de 2010 a 2018. Esse documentário foi produzido com as narrativas dos depoentes mencionados acima, e desejamos que ele seja um importante auxílio para a formação docente. A análise parcial dos dados obtidos mostrou que os pibidianos desenvolveram várias ações, a exemplo, de artigos e minicursos apresentados em vários eventos voltados ao ensino de Matemática. Os pibidianos também  deram aulões preparatórios para as turmas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da Prova Brasil; atuaram ainda em escolas que não eram conveniadas pelo PIBID/UERN; realizaram estudos e produção de materiais didáticos pedagógicos relacionados ao Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), inclusive colaboraram na implantação de 2 (dois) LEM nas escolas convenidadas pelo PIBID/UERN. Além disso, proporcionaram ações extraclasses, como, por exemplo, o projeto “Salão de Jogos Matemáticos”, “a volta da Jornada Matemática”. Diante das ações realizadas, resgatou-se a autoestima dos bolsistas de iniciação à docência, a fim de que eles permanecessem no curso de licenciatura em Matemática. E ainda, aproximou os egressos da universidade, na medida em que eles procuravam o Programa para pedir aula de campo no LEM da UERN, o que tornou o curso de licenciatura em Matemática da UERN um lugar de destaque na região.

Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externo à Instituição - GRACIANA FERREIRA DIAS - UFPB
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 18:32