Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSA DE LIMA SILVA

DISCENTE : ROSA DE LIMA SILVA
DATA : 12/12/2018
LOCAL: LABENBIO

A EDUCAÇÃO ALIMENTAR SEGUINDO A DINÂMICA DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Alimentação-Nutrição; Educação Alimentar; Momentos Pedagógicos; Hábitos Alimentares.

Buscando enfrentar as consequências decorrentes da fome e dos maus hábitos alimentares, sobretudo no Brasil que transita entre a desnutrição e a obesidade, muitos trabalhos vêm abordando a temática Alimentação-Nutrição. De particular interesse para os educadores, são os que tratam sobre o aspecto fisiológico, nos quais se investiga a influência da nutrição sobre a aprendizagem, como também aqueles que enfocam a Educação Alimentar e Nutricional. Neste estudo quali quantitativo, buscou-se avaliar o potencial de uma Sequência Didática desenvolvida na dinâmica dos Momentos Pedagógicos e abordando a Educação Alimentar para sensibilizar os estudantes na adoção de atitudes mais críticas e reflexivas em relação aos hábitos alimentares. Foi aplicado um questionário de sondagem, e, sem seguida a Sequência Didática em uma turmaII de 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Natal-RN. Os resultados foram analisados utilizando-se elementos na Análise de Conteúdo e estatística das respostas. Os resultados do questionário de sondagem e parcialmente, e, do portfólio utilizado como instrumento para avaliar os estudantes e coletar dados, mostram que os estudantes apresentam uma gama de concepções equivocadas em relação à Alimentação-Nutrição; não identificam os nutrientes presentes nos alimentos; um elevado consumo de alimentos com elevado teor calórico, de colesterol e sódio; e, ainda baixo consumo de cereais integrais e azeite, como também apresentam uma certa resistência em participar de atividades não tradicionais.

Externo ao Programa - 2524706 - GIULIANNA PAIVA VIANA DE ANDRADE SOUZA
Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES