Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE FERREIRA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILENE FERREIRA DE MEDEIROS
DATA : 01/11/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

DESENVOLVENDO HABILIDADES ARGUMENTATIVAS EM AULA DE BIOLOGIA: Uma Atividade Baseada Na Perspectiva P.O.A (Predizer, Observar e Argumentar)


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação, Predizer-Observar-Argumentar, Ensino de Biologia, Fotossíntese. 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

Há um consenso na literatura atual que considera a argumentação como um processo importante no discurso da ciência, a qual deve ser promovida em sala de aula. Neste contexto, ensinar os estudantes a argumentarem cientificamente é um objetivo pedagógico, apesar de estudos sinalizarem que têm dificuldades em construir argumentos de qualidade. Diante desse cenário, o objetivo desse trabalho foi propiciar situações para desenvolver habilidades argumentativas em estudantes do ensino médio do IFRN a partir de uma atividade experimental intitulada “Metabolismo energético nos vegetais: fotossíntese e respiração” e estruturada a partir da perspectiva Predizer-Observar e Argumentar e avaliar os argumentos. Ao fim da intervenção foram avaliados o discurso oral e os argumentos escritos produzidos pelos grupos de estudantes utilizando, respectivamente, os Modelos de Jiménez-Aleixandre (1998) e Mcneill et al. (2006) adaptados. Como resultado da intervenção os grupos produziram argumentos bem estruturados, apresentando dados, justificativas, conhecimento básico e conclusão, e com o conteúdo específico aceito pela comunidade científica. Como resultados observamos que após as atividades os estudantes apresentaram argumentos escritos parcialmente válidos e/ou totalmente válidos. O grupo 01 revelou melhor coordenação entre os elementos do argumento quando comparado ao grupo 02. Diante dos resultados podemos sinalizar que é possível ensinar aos alunos a argumentarem a partir de atividades experimentais estruturadas na perspectiva Previsão-Observação-Argumentação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 09/10/2017 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa24-producao.info.ufrn.br.sigaa24-producao