Banca de DEFESA: WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO
DATA : 21/07/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Educação Matemática na Pós-Graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos



PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Pesquisa. Programa de Pós-Graduação. UFRN. Produto Educacional. Vídeo.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

No Brasil, no final da segunda metade do século XX, pesquisas em Educação Matemática (EM) despontaram em vários Programas de Pós-Graduação. No estado do Rio grande do Norte (RN) não foi diferente, uma vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui Programas de Pós-Graduação que contemplam pesquisas nessa área, a saber: o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), vinculado ao Centro de Educação (CE) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). Neste contexto, elaboramos nossa questão-foco: Como iniciou e se consolidou a pesquisa em Educação Matemática, no Estado do RN? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral fazer uma descrição historiográfica, no período de 1995 a 2015, dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes nos dois Programas citados. Isto posto, essa pesquisa se justifica pelo fato de, em 1995, ser criada no PPGED a Linha de Pesquisa intitulada Educação Matemática e, em 2002, desde a criação do PPGECNM, ter Linhas de Pesquisas que contemplavam pesquisas nessa área. Para configurar esta pesquisa historiográfica, utilizamos a História Cultural e as novas tendências metodológicas da escrita da história, entendendo que esta se volta ao estudo da dimensão cultural de uma determinada sociedade historicamente localizada (BURKE, 2011).  Nossas fontes de pesquisa foram os documentos institucionais dos referidos Programas, esses vistos à luz da teoria de Le Goff (2003), bem como os depoimentos dos professores que foram os percursores nas pesquisas em Educação Matemática na UFRN. Esses depoimentos foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999), realizadas com eles, que, inclusive autorizaram, por meio de uma carta de cessão, a divulgação de seus verdadeiros nomes. Além disso, por estarmos em um Programa de um Mestrado Profissional, produzimos um vídeo, atrelado a nossa questão-foco, como Produto Educacional, que tem por objetivo informar e motivar os professores da Educação Básica e graduandos da licenciatura em Matemática, quando formados, a lançarem mão de uma formação continuada, agregando a sua formação inicial melhorias salariais, culturais, sociais, entre outras, assim como fizeram os egressos do PPGED, da área de EM. Após análise e triangulação das fontes (ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2007) vimos que no PPGED e no PPGECNM há pesquisas que se voltam para a EM e percebemos que em cada um deles houve uma forma singular do desenvolvimento dessas. Vimos também que, no PPGED, a Linha EM foi inserida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na estrutura do Programa em função da existência dos projetos de pesquisa que estavam sendo desenvolvidos pelo então professor do PPGED, PhD John Andrew Fossa. As contribuições deste professor ajudaram significativamente na criação da Linha EM, como também ampliaram novas possibilidades de pesquisas em Educação Matemática no RN, conforme podemos visualizar a partir de uma árvore genealógica (MENDES, 2015a) que construímos, mostrando alguns egressos, orientandos do professor John Andrew Fossa e de outros professores contratados pelo Departamento de Matemática da UFRN, que também contribuíram de forma significativa para o avanço na pesquisa na área de EM. Nossas análises também mostraram que, atualmente, há egressos do PPGED que dão continuidade às pesquisas na área de EM no âmbito da UFRN. Por fim, ao contarmos essa história, esperamos ter contribuído para o entendimento do percurso, da constituição e da consolidação da pesquisa em Educação Matemática no RN.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externo ao Programa - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 03/07/2017 10:39
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