Banca de DEFESA: LIEGE PRISCILA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIEGE PRISCILA DE MEDEIROS
DATA : 18/07/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

O Curso de Treinamento para Professores Leigos de 1963 a 1965 em      Caicó/RN: um documentário para a história da Educação Matemática. 


PALAVRAS-CHAVES:

Professores Leigos; Ensino da Matemática; Curso de Treinamento; Formação de Professores; Documentário.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

Neste trabalho, apresentamos uma história sobre a formação do Professor Leigo e sua vivência em um Curso de Treinamento que aconteceu na cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte (RN), nos anos de 1963, 1964 e 1965. Tal curso se fez importante para a melhoria no nível de instrução dos Professores Leigos e, consequentemente, trouxe melhorias para a educação do Estado, na medida em que reduziu o índice de analfabetismo da população norte-rio-grandense. Nessa época, a falta de professores habilitados à docência no Brasil era uma realidade e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), nº 5.692/71, permitiu aos professores não habilitados, ou seja, aos professores leigos, lecionarem. Isto posto, é nosso desejo responder à seguinte questão: De que forma o referido Curso de Treinamento contribuiu para a formação dos Professores Leigos em Caicó/RN, em especial, no tocante ao ensino e aprendizagem da Matemática? Para tanto, traçamos como objetivo geral elaborar um registro histórico sobre o Curso de Treinamento dos Professores Leigos na cidade de Caicó/RN, nos anos de 1963, 1964 e 1965, apontando para as práticas e para a formação em serviço desses professores leigos e também dos seus professores – que, nesse estudo, chamamos de formadores - com vistas a produzir um documentário acerca dessa história. Com o objetivo definido, lançamos mão de pressupostos da História Cultural, por meio de autores como Chartier (1990) e Borges (2005), para respaldarmos nossa metodologia de pesquisa, na medida em que constituímos a história dos Professores Leigos em Caicó/RN. Recorremos também, durante esse percurso metodológico, a documentos (LE GOFF, 1994) que foram encontrados por nós, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Norte e a entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999) que foram realizadas com 3 (três) professoras formadoras, 4 (quatro) professoras leigas e 2 (duas) técnicas-administrativas, todas do Curso de Treinamento. Além disso, por esta ser uma pesquisa advinda de um mestrado profissional, produzimos um documentário, que está em DVD, como produto educacional, com o objetivo de mostrar de maneira mais real possível a realidade vivida pelos “atores” que vivenciaram essa história que nos propomos a contar. O documentário foi constituído a partir do relato de nossos entrevistados, que enfatizaram em sua narração a metodologia de ensino de Matemática, desenvolvida no Curso de Treinamento. Nossa intenção é que esse produto educacional sirva de material de estudo para alunos e professores da licenciatura em Matemática, bem como para pesquisadores da área de História da Educação Matemática. Por fim, a análise das nossas fontes orais e escritas nos mostrou que os Professores Leigos aprenderam no Curso de Treinamento novas metodologias de ensino de Matemática, em especial, a elaboração e o uso de materiais didáticos pedagógicos, a exemplo do disco de frações, em uma perspectiva Empírico-ativista, assim definida por Fiorentini (1995).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interno - 1839460 - MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
Externo à Instituição - GRACIANA FERREIRA DIAS - UFPB
Notícia cadastrada em: 27/06/2017 14:46
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