Banca de QUALIFICAÇÃO: BRAULIO ALVES DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : BRAULIO ALVES DE ALBUQUERQUE
DATA : 29/06/2016
LOCAL: Auditório do CCET

Uma Proposta para o Ensino de Ácidos Orgânicos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Ensino de Química; Educação de Jovens e Adultos; Contextualização; Dialogicidade; Três Momentos Pedagógicos.

Os conhecimentos sistematizados, que são ministrados aos estudantes na escola, geralmente não ultrapassam esse espaço, consequência de uma abordagem educativa de transmissão/recepção, que frequentemente se demonstram insuficientes na realização de uma contextualização, logo, a utilidade destes saberes se restringe a reprodução do que foi dito pelo professor e que são devolvidos ao mesmo em uma prova escrita, que tem a função de seleção/classificação por uma representação numérica, indicativa  da aprendizagem  do estudante. Essa postura acaba colocando os educandos como meros expectadores da produção do conhecimento. Repensar o papel que cada indivíduo envolvido no processo de ensino e aprendizagem apresenta é uma constante necessidade, visto as mudanças recorrentes nos objetivos educacionais, que sofre influencias não só das pesquisas, mas dos direcionamentos dados pelos dispositivos legais relacionados a educação.  Esse estudo procura implementar uma proposta de ensino de química, intentando envolver o educando no processo de aprendizagem de modo a torná-lo mais autônomo e que também possa auxiliar os educadores em sua atuação profissional. Para tanto, nos baseamos em aportes teóricos que sustentam nossa percepção, como: dificuldades de aprendizagem, tema de estudo da Didática das Ciências, alguns pressupostos de Paulo Freire e a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, que fundamentou a sequência de atividades. A proposta de ensino foi implementada durante o segundo semestre de 2015, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra com uma turma do ensino médio, trabalhando o conteúdo de ácidos graxos e gordura. Quanto a abordagem buscamos seguir alguns dos pressupostos da pesquisa qualitativa, que fez uso de instrumentos consonante a esse tipo de abordagem, questionário, observação e documentos que compunham a proposta de ensino. As considerações preliminares que tecemos ante as respostas obtidas, foi a perceptível mudança qualitativa na postura dos educandos, buscando participar das discussões, trazendo sua percepção sobre os conteúdos químicos trabalhados.

Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES