Banca de QUALIFICAÇÃO: DEYZIANNE DOS SANTOS FONSECA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEYZIANNE DOS SANTOS FONSECA
DATA : 23/06/2016
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

ENSINANDO CIÊNCIA E SOBRE A CIÊNCIA COM A UTILIZAÇÃO DE FONTES PRIMÁRIAS DA HISTÓRIA DO VÁCUO E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA


PALAVRAS-CHAVES:

História da Ciência; Fontes Primárias; Concepções alternativas; Pressão Atmosférica.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O presente trabalho tenciona trazer contribuições para o aprendizado do conceito de pressão atmosférica e a inserção de discussões sobre a natureza do conhecimento científico na educação básica. Procura-se contemplar a compreensão de aspectos da construção histórica do conceito científico em atividades que despertam o pensamento crítico e desenvolvem a imaginação dos alunos, particularmente, por meio da interpretação de trechos de textos históricos originais. O produto educacional proposto é uma sequência didática, de perspectiva histórico-filosófica. Propõe-se que os alunos se engajem em processo “investigativo” que lhes permita: estabelecer suas explicações iniciais para fenômeno físico cotidiano (evidenciando eventuais concepções alternativas); perceber eventuais semelhanças (e diferenças) entre suas próprias explicações iniciais e concepções expressadas por pensadores do passado em documentos históricos; compreender elementos do processo histórico de construção do conceito de pressão atmosférica; perceber a eventual inexistência ou fragilidade do fator pressão atmosférica em suas explicações iniciais (como pressuposto teórico) e a possibilidade de reconsiderá-las à luz desse fator. Sugere-se sequência didática mediada, de caráter dialógico, organizada em momentos de discussão a respeito de conteúdos de ciência e sobre a ciência. Realizou-se pesquisa empírica em aplicação da sequência didática em minicurso para estudantes do Ensino Médio. Uma contribuição relevante se delineou na medida em que o conceito de pressão atmosférica foi coletivamente utilizado de forma satisfatória em reinterpretação do fenômeno físico inicialmente submetido a problematização. Estabeleceu-se, assim, a construção coletiva do conhecimento, em processo no qual professor e alunos se inseriram como protagonistas. Particularmente, o texto a seguir discute resultados provenientes de instrumentos de pesquisa aplicados antes e após a intervenção, os quais contemplam questionamentos abertos acerca de fenômenos físicos relacionados à pressão atmosférica, bem como questionamentos abertos acerca de visões de Natureza da Ciência sustentadas pelos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Presidente - 1645641 - JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA DRUMMOND
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 02/06/2016 14:08
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