Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDREZA SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: VANDREZA SOUZA DOS SANTOS
DATA: 06/04/2016
LOCAL: Auditório do CCET

O AÇAÍ E A BIOQUÍMICA: Unidade de Ensino Potencialmente Significativa utilizando uma fruta regional para abordar conceitos de Bioquímica na Educação de Jovens e Adultos – EJA

Aprendizagem Significativa; Sequência didática; Ensino de Química.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

A pesquisa realizada objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de atividades, chamada de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, na tentativa de proporcionar a professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA um material didático que discuta conceitos relacionados à Bioquímica, utilizando como contexto a composição nutricional do açaí, à luz da teoria da aprendizagem significativa. O interesse de contribuir com a EJA através de um material como a UEPS surge do fato de que compreende-se que lecionar sobre conceitos que implicam algumas dificuldades, tanto por parte dos professores quanto dos estudantes, não é uma tarefa fácil. Porém, o que não se pode deixar acontecer é que o ensino de determinados conteúdos, ainda que necessitem de um esforço maior de ambas as partes, fiquem estagnados diante das dificuldades que apresentam. Por isso, utilizamos como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, segundo o qual a aprendizagem de qualquer conteúdo teria muito mais significado para os estudantes se tal conteúdo fosse incorporado às estruturas cognitivas dos mesmos, adquirindo assim significado para eles, pois nessa perspectiva de aprendizagem os estudantes relacionam os conteúdos ensinados a seus conhecimentos prévios. Além da aprendizagem significativa que foi o referencial maior deste trabalho, utilizou-se ainda uma abordagem contextualizada para que ao elaborar, aplicar e avaliar a UEPS abordando conceitos de Bioquímica com estudantes da EJA, através de um fruto que faz parte de suas vivências, fosse possível proporcionar uma aprendizagem significativa para os mesmos, considerando aquilo que já sabem e partindo desses conhecimentos para inserir novos conceitos. Partindo desta finalidade, a pesquisa apresenta elementos da pesquisa-ação do tipo prática ao longo de todo o percurso metodológico e também da pesquisa bibliográfica. Além disso, possui uma abordagem qualitativa, na qual o foco principal foi o de entrar em contato com o ambiente e com as pessoas que nele se encontravam. A UEPS intitulada “O Açaí e a Bioquímica” foi aplicada em três turmas de 3ª série, sendo uma turma no Ensino Médio Regular (turma de validação) e outras duas turmas na EJA (público alvo). Vale ressaltar que, no trabalho desenvolvido utilizamos a composição do açaí como contexto, para a partir de então, inserir os conceitos propostos na unidade de ensino: carboidratos, proteínas e lipídeos. As ações foram desenvolvidas durante 14 aulas e foram divididas em 05 atividades. Os resultados obtidos foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo e da observação participante. Tais resultados nos permitem afirmar certamente que a UEPS contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos conceitos abordados, pois os estudantes apresentaram mudanças em suas formas de pensar e de agir em sala de aula, além de que, através das atividades, é possível afirmar que houve uma compreensão da estrutura conceitual apresentada a eles, e a incorporação desta estrutura em suas próprias estruturas cognitivas; fato este que evidencia a ocorrência da aprendizagem significativa.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE