Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON ANDREY LOPES MATIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEFFERSON ANDREY LOPES MATIAS
DATA: 29/10/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

OS ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NA PROVA DE VESTIBULAR DA UFRN NO PERÍODO DE 2009 A 2013: SOBRE AS REAÇÕES QUÍMICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Reação química; dificuldades de aprendizagem; erros conceituais; sistêmico dialético; funcional-estrutural


PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

O ensino de Ciências Naturais é uma das bases fundamentais para a inclusão de estudantes na sociedade científica e tecnológica no que tange a educação científica século XXI. Neste sentido a Química surge como uma disciplina central para o desenvolvimento científico crítico do estudante no século XXI. As reações químicas constituem um dos pilares fundamentais para saber Química no Ensino Médio. A sua abordagem na forma de um sistema complexo, aparece como uma forma não fragmentada de compreender sua essência. Ainda são poucos os trabalhos desenvolvidos neste sentido integrador. A dissertação aqui apresentada tem como objetivo identificar e caracterizar os possíveis erros e dificuldades dos estudantes nas questões de Vestibulares da UFRN no período de 2009 a 2013 sobre Reações Químicas, utilizando os dados disponíveis pelo Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU). A referência teórica baseou-se com os erros e dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas questões sobre reações químicas (NÚÑEZ, RAMALHO, 2012), das reações químicas como um sistema complexo e produto educacional (NÚÑEZ, 1994; RESHETOVA, 1988; HEDESA, 2014), para teoria de Galperin (NÚÑEZ, 2009). Como metodologia foram priorizadas as categorias de análise das questões e a estruturação do produto educacional. Os resultados apresentaram os erros e dificuldades de aprendizagem a partir da análise das categorias das questões: habilidades, conteúdos conceituais, natureza da questão, índice de acerto. Constatando um baixo desempenho dos estudantes no que se diz a respeito da compreensão das reações químicas nas questões integradas e fragmentadas. A partir dos resultados obtidos e analisados, estabeleceu a proposta de um produto, que corresponde a um sistema didático que possibilite a explicação de uma reação química como um sistema complexo. Neste sentido o trabalho apresenta uma importante contribuição para a organização do conteúdo de reação química em uma visão global, integradora e sistêmica. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo ao Programa - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Notícia cadastrada em: 19/10/2015 14:33
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