Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILLO ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILLO ALVES DA SILVA
DATA: 30/09/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 69 do CCET
TÍTULO:

ESTUDO DOS PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO COM RECURSO GEOGEBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Geometria. Pontos notáveis do triângulo. Teoria dos van Hiele. GeoGebra. TIC.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo verificar em que medida a utilização de atividades pautadas nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico propostos no Modelo Van Hiele e com suporte do software GeoGebra contribui para o ensino e a aprendizagem acerca dos Pontos Notáveis do Triângulo. Dessa forma vem juntar-se às muitas pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática com foco no Ensino de Geometria. Para tanto, realizamos uma incursão pelo contexto do Ensino de Geometria no Brasil nas últimas décadas para identificarmos as causas para o ensino desse ramo da Matemática ter sido colocado em segundo plano por certo tempo. A pesquisa destaca a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contextos educacionais, mais especificamente, o software GeoGebra, assim como o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico proposto pelos van Hiele como opções metodológicas para superar dificuldades no ensino e na aprendizagem dos Pontos Notáveis do Triângulo. Realizamos uma análise de dez livros didáticos recomendados pelo PNLD 2014, com o intuito de verificar se o conteúdo pesquisado era abordado, a abordagem metodológica, bem como as características das atividades propostas. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Natal com duas turmas de 8º anos do Ensino Fundamental. Preparamos uma de sequência didática com atividades de construção de alguns Pontos Notáveis do triângulo, a saber, incentro, circuncentro, baricentro e ortocentro, com o uso do software GeoGebra, cujo objetivo maior é provocar os alunos a elaborarem definições diante de suas construções. Os dados coletados durante a aplicação do produto educacional foram analisados segundo os quatro primeiros níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico do Modelo Van Hiele que permite identificar os objetos e os produtos que compõem os diversos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. A análise das atividades propostas evidenciou um elevado grau de dificuldade para discernir os conceitos geométricos apresentados. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1839460 - MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Interno - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 25/09/2015 14:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa23-producao.info.ufrn.br.sigaa23-producao