Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES

DISCENTE: JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES
DATA: 15/10/2015
LOCAL: Auditório do CCET

DOS MÍNIMOS QUADRADOS (1805) À REGRESSÃO LINEAR (1875): ATIVIDADES PAUTADAS NA HITÓRIA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E ESTATÍSTICA USANDO PLANILHAS ELETRÔNICAS

Método dos Mínimos Quadrados; Regressão Linear; Eugenia; Função Afim; Estatística.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Os filhos herdam todas as características físicas e mentais dos seus pais? Acreditando que isso era totalmente possível, Francis Galton (1822-1911) criou a Eugenia, um ramo da ciência que significava, ao pé da letra, bom nascimento. Sua teoria propôs acasalar casais pré-selecionados por possuíssem boas características e, dessa forma, melhorar a raça humana. Para provar isso, o matemático mediu o máximo de pais e filhos possíveis e analisou os dados por meio da sua criação, a Regressão Linear (1875). Trata-se de uma ferramenta Estatística que relaciona duas variáveis quantitativas de modo que uma variável pode ser estimada a partir (dependendo) do valor da outra, encontrando a função que melhor se ajusta a um conjunto de valores (x, y) dados. Ela tem esse nome pelo conjunto de pontos (x, y) se ajustarem a uma função linear por meio do Método dos Mínimos Quadrados (1805) criado por Legendre (1752-1833) e gerar um gráfico em forma de linha reta. Tais informações são fruto de uma pesquisa histórica de caráter bibliográfico que foi impulsionada pelas busca de relações entre HM e TIC. A partir desses tópicos da História da Estatística, as obras de referência no assunto, a saber, o apêndice do livro Nouvelles méthodes pour la détermination des orbites des comètes (1805) de Legendre (1752-1833), livros de História da Estatística, trechos da Enciclopedia Britânica e alguns artigos de Galton e seus seguidores, foram traduzidas e analisadas e, com base neste contexto, elaboramos um caderno de duas atividades históricas e investigativas executadas com o apoio de planilhas eletrônicas onde a primeira recria o experimento de Galton à medida que se constrói alguns conceitos de Estatística e Função Afim via História da Matemática. A segunda, objetiva aplicar os conceitos históricos abordados anteriormente para fazer um estudo comparativo das medidas corporais e de roupas, calçados e acessórios, retomando os conceitos de Funções Injetoras, Sobrejetoras e Bijetoras, diferenciando função de relação, domínio de imagem, variáveis de termos. Tais atividades foram aplicadas na primeira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, os resultados da primeira parte da atividade 1 estão sendo tratados, analisados e discutidos no presente trabalho, como, por exemplo, o uso do software de planilhas eletrônicas para construir os gráficos históricos levaram os alunos a pensar de forma mais reflexiva, concordando ou discordando dos resultados mostrados pela máquina; e como a HM responderam os porquês dos alunos quanto a utilidade de alguns conceitos matemáticos e despertaram a criatividade e interesse desses mesmos discentes para aprender Matemática.

Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY