Banca de DEFESA: CAMILA MAYARA BEZERRA VICTOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MAYARA BEZERRA VICTOR
DATA: 29/07/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO: O CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA PARA ENSINAR A LER DE FORMA COMPREENSIVA OS TEXTOS COMPLEMENTARES NOS LIVROS QUÍMICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento Profissional. Formação inicial. Leitura Compreensiva. Galperin


PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP

Notícia cadastrada em: 06/07/2015 10:32
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