Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: THIAGO PEREIRA DA SILVA
DATA: 17/12/2014
LOCAL: Auditório do CCET

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O CONTEÚDO DE TERMOQUÍMICA

Ensino de Química. UEPS. Aprendizagem significativa. Termoquímica

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

: A educação para o exercício da cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a constituição brasileira e legislação de ensino. Tal função vem sendo defendida por muitos educadores no Ensino Médio, o qual inclui a disciplina de Química. Segundo os documentos oficiais brasileiros, o estudo da energia deve favorecer no desenvolvimento de competências para que o aluno compreenda a produção e o uso de energia em diferentes fenômenos e processos químicos e possam interpretá-los de acordo com modelos explicativos, além de avaliar e julgar os benefícios e riscos da produção e do uso de diferentes formas de energia nos sistemas naturais construídos pelo homem, além de articular este conteúdo com outras áreas de conhecimento promovendo a interdisciplinaridade. As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa. Elas são constituidas por etapas, que nas sequências em que são propostas, tem o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa, partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, logo o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim. Essas etapas irão atuar como guias que ajudarão na elaboração das unidades didáticas de ensino, cabendo ao professor buscar segui-las ou adaptá-las de acordo com a sua realidade escolar. Neste sentido, o  estudo da Termoquímica a partir do trabalho com a UEPS, poderá ser um importante tema que favorecerá um ensino de Química construtivista. Esta pesquisa, tem como objetivo construir e avaliar uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para o conteúdo de Termoquímica. Inicialmente a UEPS foi testada com professores que estão em fase de formação de duas instituições púlicas de ensino superior com o objetivo de ser validada. Em seguida, ela foi aplicada com 15 alunos do 2° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Prof Raul Córdula que fica localizada na cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa ação, de natureza quali-quantitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados um instrumento de validação de unidade didáticas, questionários para avaliação da proposta pelos licenciandos, mapas conceituais para diagnosticar indícios de aprendizagem significativa e uma escala de Likert para a avaliação da proposta didática pelos alunos. Para a descrição dos dados, utilizou-se os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. Como produto educacional foi elaborado um DVD contendo orientações de como trabalhar a UEPS. Os resultados deste trabalho apontam que os licenciandos validaram a proposta desenvolvida, que posteriormente foi aplicada na escola. Em relação aos alunos do Ensino Médio, os resultados mostraram que as concepções alternativas apresentadas por eles, vão de encontro as idéias de outros alunos apontados na literatura. Além disso, a proposta contribuiu para gerar motivação com base na aprendizagem de conceitos químicos contribuindo na alfabetização científica dos estudantes. Os mapas conceituais apontam que os estudantes evoluiram conceitualmente e a escala de Likert aplicada no final da unidade, revela que os estudantes aprovaram a unidade didática como uma proposta favorável para gerar uma aprendizagem significativa.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE