Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA LILIANE DE MACEDO

CTS, BIOGÁS, MATERIAL DIDÁTICO

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O uso de temas sociais no ensino de química tem aumentado nos últimos anos, bem como a compreensão de questões que envolvem Ciência, Tecnologia e Sociedade, além dos aspectos ambientais. Neste trabalho é apresentada uma pesquisa desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Gregório Dantas localizada no município paraibano de Picuí. O Objetivo geral foi propor e analisar um material didático que permitisse trabalhar o tema biogás a partir do referencial teórico CTS. A intervenção aconteceu em uma turma da segunda série do ensino médio com a participação de 18 alunos. A pesquisa traz elementos da abordagem qualitativa e fez uso de questionários, como instrumento para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira etapa consistiu em analisar os livros aprovados pelo MEC no PNLD/2012 quanto à abordagem do tema biocombustíveis e aplicar dois questionários um com a finalidade de investigar as concepções dos alunos sobre as relações da ciência, tecnologia e sociedade e outro com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema biogás. A segunda etapa consistiu na elaboração e aplicação do material didático de ensino. Finalizando, na terceira etapa foi realizada uma avaliação do material didático. A partir dos resultados obtidos pode-se verificar que os estudantes apresentaram uma visão linear e fragmentada das relações CTS e o trabalho atingiu aos objetivos propostos uma vez que a avaliação do material didático mostrou que os alunos aprovaram e se mostraram entusiasmados com as atividades propostas e 77% destes alunos conseguiram responder de maneira satisfatória as questões teóricas propostas como exercícios no módulo. Dos aspectos que emergiram durante o processo de investigação destacamos as dificuldades dos alunos em participar dos debates.

Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 26/05/2014 12:05