Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EMILIA BARRETO BEZERRA

DATA: 10/06/2014
LOCAL: 3H5

ABORDAGEM DO TEMA EVAPORAÇÃO COM ÊNFASE NO ENFOQUE CTSA

Evaporação, Ensino de Física, Abordagem CTSA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Estudos recentes indicam que os estudantes não compreendem algumas das ideias fundamentais que formam a base da ciência. A evaporação é um desses conceitos fundamentais da ciência. A compreensão deste conceito é um pré-requisito para muitos conceitos científicos ensinados nos estágios mais avançados da escolaridade. Osborne e Cosgrove (1983) afirmam que é necessária a compreensão das mudanças de estados (evaporação, ebulição, condensação, solidificação, etc) para compreender muitos aspectos da química, física, e biologia. Na tentativa de modificar essa situação, ou seja, de tornar esse conceito compreensível, propusemos a abordagem desse tema com ênfase no enfoque CTSA paraformar conhecedores da ciência e críticos da realidade científica contemporânea. Acreditamos que a inserção da Física na realidade do aluno proporciona ao mesmo o desenvolvimento de uma visão mais politizada e contextualizada do ensino científico. Nessa perspectiva, decidimos abordar o tema Evaporação numa região caracterizada pela constante falta de água para o consumo, o município de Santa Cruz/RN. Pois, apesar da criação de açudes para regularizar a vazão dos rios e aumentar a disponibilidade de água nos períodos de escassez, sabemos que esses reservatórios geram uma vasta superfície líquida que disponibiliza água para evaporação, o que pode ser considerado uma perda de água. Dessa forma, a evaporação afeta o rendimento dos reservatórios para abastecimento e irrigação, sendo um fenômeno de especial interesse. Para tal, aplicamos um questionário com o intuito de identificar as concepções prévias dos alunos sobre o tema e, em seguida, elaboramos e implementamos um Workshop voltado para os alunos da Licenciatura em Física do IFRN Campus Santa Cruz como espaço de discussão sobre o tema no contexto do município de Santa Cruz. Por fim, sugerimos algumas recomendações para os professores de Física sobre o que deve ser levado em conta ao ensinar esse tema.

Interno - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Presidente - 1752887 - MIDORI HIJIOKA CAMELO
Notícia cadastrada em: 23/05/2014 13:47