Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA CORREIA DE CARVALHO

DISCENTE: FABRICIA CORREIA DE CARVALHO
DATA: 02/06/2014
LOCAL: LabBio

INTEGRAÇÃO ESCOLA-ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ABORDAGEM INVESTIGATIVA E AMBIENTAL NO ENSINO DE ECOLOGIA EM TRILHA INTERPRETATIVA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Espaço não formal de educação; Ensino por Investigação; Aprendizagem Significativa; Ecologia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

O objetivo desta pesquisa foi caracterizar a contribuição do uso integrado - escola espaço não formal de educação – Unidades de Conservação - para aprendizagem de conceitos de ecologia por meio de abordagem investigativa e ambiental a luz da aprendizagem significativa. Participaram da pesquisa 31 estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Natal no estado do Rio Grande do Norte. Uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) foi elaborada e aplicada na escola e no Parque das Dunas de Natal-RN. Conteúdos básicos de ecologia foram selecionados e planejados seguindo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, contemplando as competências e habilidades, conteúdos centrais para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes. Para coletar as informações a respeito do conhecimento dos alunos antes e após as intervenções educacionais, utilizaram-se questionários, contendo questões fechadas, abertas e desenhos. As respostas foram analisadas e agrupadas em categorias, com base no método de análise de conteúdo. A análise evidenciou que as atividades desenvolvidas na unidade de ensino contribuíram significativamente para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, relacionados ao tema, Ecologia. Com relação à aprendizagem de conceitos, observou-se uma evolução conceitual na maioria deles: espécie, comunidade, ecossistema, fatores bióticos e abióticos, hábitat, nicho ecológico, cadeia alimentar, produtor, decompositor e consumidor. Cadeia alimentar e decomposição foram os conceitos que mais evidenciaram concepções alternativas.   Os resultados revelaram que o uso integrado escola-espaço não formal e também a abordagem investigativa representa grande potencial para motivar, aproximar a teoria da prática, desenvolver habilidades para escrever, argumentar,   tornando o aluno mais crítico e criativo.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA
Externo ao Programa - 3321654 - RUTE ALVES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 21/05/2014 14:32