Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR SABINO DE QUEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTOR SABINO DE QUEIROS
DATA : 24/05/2024
HORA: 10:00
LOCAL: REMOTA - https://meet.google.com/hhq-iwtw-izw
TÍTULO:

A POSIÇÃO CORPORAL E O TAMANHO DO MANGUITO INFLUENCIAM A PRESSÃO DE OCLUSÃO ARTERIAL E SEUS PREDITORES: UM ESTUDO TRANSVERSAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia de restrição do fluxo sanguíneo; Pressão arterial; Oclusão arterial do membro; Largura do manguito.


PÁGINAS: 17
RESUMO:

Objetivo

A pressão de oclusão arterial (POA) é uma medida relevante para prescrição individualizada de exercício com restrição de fluxo sanguíneo (RFS). Portanto, é importante considerar fatores que podem influenciar esta medida. Este estudo teve como objetivo comparar a POA medida com manguitos de 12 cm (médio) e 18 cm (grande), em diferentes posições corporais, e explorar os preditores para cada uma das medidas de POA realizadas. Estas informações podem ser úteis para estudos futuros que busquem desenvolver abordagens para melhorar a padronização de pressão adotada no exercício com RFS, incluindo propostas de equações para estimativa de POA.

Métodos

Cinquenta e um voluntários saudáveis (homens, n = 25, mulheres, n = 26; idade: 18 a 40 anos) foram submetidos à medida da circunferência da coxa, pressão arterial braquial, seguida de avaliações da POA de membros inferiores com manguitos de 18-cm e 12-cm, nas posições supina, sentada e em pé.

Resultados

O manguito de 18-cm exigiu menos pressão externa (mmHg) para provocar oclusão arterial em todas as posições dos três corpos quando comparado ao manguito de 12-cm. A POA foi significativamente menor na posição supina, independente do manguito utilizado (p<0,05). A pressão arterial sistólica foi o principal preditor da POA determinada com o manguito de 18-cm, enquanto a circunferência da coxa foi o principal preditor da POA determinada com o manguito de 12-cm. A posição corporal influenciou a força dos preditores da POA.

Conclusão

Nossos resultados indicam que a POA e seus preditores são substancialmente influenciados pela posição corporal e pela largura do manguito. Portanto, essas variáveis devem ser consideradas na padronização da pressão prescrita no exercício com RFS.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626634 - PAULO MOREIRA SILVA DANTAS
Externo ao Programa - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA - nullExterno ao Programa - 2566849 - WOUBER HÉRICKSON DE BRITO VIEIRA - null
Notícia cadastrada em: 08/05/2024 09:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao