Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO IVAN BENIGNO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO IVAN BENIGNO PEREIRA
DATA: 25/01/2013
HORA: 10:00
LOCAL: DIMAP/UFRN
TÍTULO:

Desafios e Oportunidades do Uso de Jogos Educativos no Sistema Educacional: Um Estudo Exploratório


PALAVRAS-CHAVES:

educação, jogos educativos digitais, estudo exploratório


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Atualmente com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) que tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede publica de educação, levando as escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais, como os jogos educacionais, tem como grande problema a infra estrutura, pois, existem escolas que recebem conteudos educacionais mas não o utilizam, por falta da infra estrutura, seja ele pela instalação elétrica, cabeamento estruturado de rede ou ausencia da Internet, então com os problemas citados anteriormente, praticamente torna-se desafio implementar estes jogos educacionais nas escolas publicas do Estado. Outro problema que ocorre é a falta de capacitação dos professores para utilização de Jogos Educacionais pois poucos utilizam deste artificio para lecionar, ou seja, agregar valor a disciplina e incentivar o uso dos jogos educacionais aos seus alunos, mas para os professores que utilizam existem alguns outros problemas, pois sabemos que os jogos educacionais ainda são poucos empregados, e para muitos professores há um desafio de encontrar e utilizar bons jogos.

Este trabalho objetiva  caracterizar a infraestrutura das escolas e dos estudantes do RN, em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado e identificar o uso atual de jogos no sistema educacional em Natal, abordando os desafios atuais, limitações técnicas e  pedagógica, identificar visão de gestores,professores,pais de alunos e alunos quanto ao uso de jogos educativos. Propor formas de uso de jogos na educação do RN e por fim avaliar alternativas de Design,implementação, implantação de jogos educativos sobre o projeto de acordo com os resultados obtidos nas pesquisas de campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1802737 - GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
Externo ao Programa - 1961108 - FERNANDO MARQUES FIGUEIRA FILHO
Notícia cadastrada em: 20/12/2012 15:18
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao