Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICK CESAR ALVES TERREMATTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICK CESAR ALVES TERREMATTE
DATA: 18/12/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Ensino de Lógica via Demonstração ou Refutação (DxR) de conjecturas:
aplicação do tutorial interativo TryLogic


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de lógica


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

A disciplina de Lógica representa um desafio tanto para professores
como para os alunos, o que em muitos casos resulta em reprovações e
desistências. Numa perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa
(Cognive Load Theory),  dentre as dificuldades enfrentadas pelos
alunos está a sobrecarga da capacidade cognitiva para aplicar os
conceitos lógicos, por exemplo, o significado da noção de consequência
semântica (⊨), como também desenvolver habilidades lógicas práticas --
por exemplo, construir estratégias para Demonstrar ou Refutar (DxR)
conjecturas lógicas, associados às relações distintas ⊢ e ⊭ que,
respectivamente, significam "existe uma derivação de tal conjectura"
ou "existe uma refutação de tal conjectura".  Neste sentido, a
utilização de ferramentas computacionais são recursos que auxiliam
para diminuir os cenários de sobrecarga do conteúdo e auxiliar tanto a
instanciação dos conteúdos teóricos, como também podem fornecer uma
visualização prática das habilidades lógicas. O presente trabalho
propõe um tutorial interativo produzido pelo discente visando ao
ensino da atividade de DxR conjecturas lógicas, chamado TryLogic
(http://lolita.dimap.ufrn.br/trylogic). Trata-se de uma ferramenta
desenvolvida a partir da arquitetura do tutorial TryOcaml¹ através do
suporte de comunicação do ProofWeb² para acessar o assistente de
demonstração de teoremas Coq³. Os objetivos do TryLogic são: (1)
Apresentar um conjunto de Lições para aplicar estratégias heurísticas
de análise de problemas em Lógica Proposicional, através da Teoria
Semântica implementada no Coq pelo discente; (2) Organizar em
passo-a-passos a exposição dos conteúdos de Dedução Natural e
Semântica Proposicional de forma sequencial e minimamente interativa;
e (3) Fornecer ao aluno tarefas interativas de autoavaliação. O
presente trabalho propõe também apresentar um gerador automático de
exercícios na forma de conjecturas para tarefas de DxR, integrar o
TryLogic como um módulo do Moodle (compondo um Ambiente Virtual de
Aprendizagem para o ensino de Lógica)  e , por fim, exibir uma analise
da aprendizagem alunos da disciplina de Lógica Aplicada à Computação
após a aplicação da tarefa de DxR em associação à utilização do
TryLogic.

Palavras-chave: Tutorial Interativo. Ensino de Lógica. Lógica.

¹ O TryOcaml é uma ferramenta com Licença GPL para ensinar a linguagem
de programação funcional Ocaml, e está disponível em
http://try.ocamlpro.com/.
² O ProofWeb é uma interface Web com código aberto para assistentes de
Demonstração (Coq, Isabelle, Lego) e está disponível em
http://prover.cs.ru.nl/.
³ O Coq permite a verificação de programas que satisfazem uma dada
especificação formal, também possibilita realizar demonstrações em
diversos sistemas lógicos (intuicionistas, temporais, modais, etc), e
está disponível em http://coq.inria.fr/.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1517271 - JOAO MARCOS DE ALMEIDA
Interno - 1356585 - LEONARDO CUNHA DE MIRANDA
Interno - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Externo à Instituição - ELAINE GOUVEA PIMENTEL - UFMG
Notícia cadastrada em: 03/11/2012 18:17
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