A argumentação como estratégia discursiva na mídia digital
Mídia digital; argumentação;blogs; cibercultura; linguística aplicada
Esta tese estuda a utilização da argumentação como estratégia discursiva em mídias digitais, em particular nos blogs. Com este objetivo, analisamos o Blog "Fatos e Dados", criado pela Petrobras no contexto de denúncias de corrupção que culminaram na instalação de uma CPI para investigar a empresa no âmbito do Congresso Federal no ano de 2009. Pretendemos compreender a influência que os elementos discursivos acionados pela argumentação exercem em blogs, sobre o agendamento de temas. Além disso, procuramos descrever relações entre os posts do blog e seus comentaristas e demonstrar a influência desses elementos e da cibercultura no estabelecimento de valores-notícia. Para tanto, trabalhamos com noções de argumentação em diálogo com questões de linguagem e discurso a partir da obra de Charaudeau (2006), Citelli (2007), Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005). Foucault (2007, 2008a), Bakhtin (2006) e Breton (2003). Observamos, também, nosso objeto a partir das perspectivas das representações sociais, em especial a obra de Moscovici (2007), das reflexões acerca da cibercultura, com autores como Lévy (1993, 1999, 2003) e Castells (2003), e de questões de análise do discurso, principalmente em Orlandi (1988, 1989, 1996 e 2001), como também em Foucault (2008b).