Motivações semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas no uso de sufixos graduadores nominais
Funcionalismo. Sufixos graduadores nominais. Motivações semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas.
Neste trabalho, focalizamos o uso de sufixos graduadores nominais, particularmente processos de atribuição de valor por meio do emprego desses elementos. Objetivamos identificar e discutir motivações semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas implicadas no uso desses sufixos. Adotamos como referencial teórico a Linguística Funcional Centrada no Uso, que reúne contribuições dos estudos da Linguística funcional representada por autores como Heine (1997), Givón (1998, 2001), Hopper (2003), Furtado da Cunha (2001, 2007) e os estudos da Linguística Cognitiva, tal como sustentada por Lakoff e Johnson (1980, 1987, 1999), Taylor (1992), Tomasello (1998, 2003). A metodologia de nossa pesquisa é eminentemente qualitativa com suporte quantitativo e consistirá basicamente dos seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, coleta, organização, tabulação e quantificação dos dados, além da análise dos dados para fins de identificação de fatores semânticos, cognitivos, discursivos e pragmáticos implicados no emprego de sufixos graduadores nominais. No que diz respeito ao Corpus, consiste ele de textos representativos dos gêneros Carta do Leitor e Coluna Social, publicados na revista Veja no primeiro semestre de 2011.